Ipea mapeia a dinâmica do emprego e da informalidade

Ipea mapeia a dinâmica do emprego e da informalidade por setores

Pesquisa que será lançada na sexta-feira, 15, no Rio de Janeiro, analisa o período do 4º trimestre de 2014 ao terceiro trimestre de 2015


Em um cenário de aumento do desemprego e da informalidade no país, a análise do comportamento dos indicadores por setor permite identificar onde estão os maiores gargalos e projetar políticas públicas para a melhoria do mercado de trabalho. É essa a proposta da Nota Técnica Análise da dinâmica do emprego setorial de 2014 a 2015, que será lançada pelo Ipea na próxima sexta-feira, 15, no Rio de Janeiro, às 10h.

A pesquisa analisa a dinâmica do emprego e da informalidade no período de um ano que vai do 4º trimestre de 2014 ao 3º trimestre de 2015, com a utilização de diferentes ferramentas metodológicas, como a análise de indicadores dos fluxos de trabalhadores entre diferentes status ocupacionais. Alguns dos diversos setores analisados são os de comércio, construção, alimentação, serviços domésticos, administração pública, educação e agricultura/pecuária.

Entre as informações apresentadas, estão os setores que mais tiveram variação líquida de empregos e aqueles com maior transição para o emprego informal. O trabalho será explicado pelo coordenador de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Renda do Ipea, Carlos Henrique Corseuil, e pelo diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, André Calixtre, no auditório do 10º andar do Instituto no Rio (Avenida Antônio Carlos, 51, Centro).

Confira a apresentação da NT Análise da dinâmica do emprego setorial de 2014 a 2015

Leia a Nota Técnica Análise da dinâmica do emprego setorial de 2014 a 2015