Mutirão combate focos do mosquito Aedes aegypti

Mutirão combate focos do mosquito Aedes aegypti

Ipea participa da campanha do governo federal que busca mobilizar servidores na luta contra o mosquito

Nesta sexta-feira, dia 29/01, tem início uma ação integrada do governo federal – desenvolvida pela Presidência da República em parceria com os ministérios do Planejamento e da Saúde – na luta contra o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya.

A campanha prevê que dirigentes dos órgãos públicos do governo federal mobilizem seus funcionários e seus setores de manutenção predial para que seja feita uma vistoria completa das salas e demais instalações dos seus respectivos prédios com o objetivo de eliminar os focos do mosquito. A previsão é que até quinta-feira, 4 de fevereiro, todos os prédios públicos tenham sido inspecionados.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada participa da iniciativa, estimulando seus servidores e colaboradores a observarem e eliminarem possíveis focos do mosquito. A partir da limpeza no local de trabalho, os servidores federais podem tornar-se agentes de saúde também em suas próprias casas, ruas e bairros, e ajudar a combater a microcefalia no país, causada pelo zika vírus, e as demais doenças.

De acordo com o Ministério da Saúde, o mosquito se desenvolve em água limpa e parada em um período de sete a 10 dias. Portanto, é essencial evitar o acúmulo de água em vasos de plantas, lixeiras, calhas, garrafas e demais recipientes. Para mais informações sobre o combate ao Aedes aegypti, a dengue, zika e chikungunya, acesse a página do Ministério da Saúde sobre o tema.

O país vive um momento único no enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, e o mutirão nos prédios públicos federais é uma resposta engajada e comprometida com a saúde de todos os brasileiros.