Bresser aborda a trajetória do desenvolvimentismo no Brasil

Bresser aborda a trajetória do desenvolvimentismo no Brasil
Para o ex-ministro da Fazenda e professor da Escola de Economia de São Paulo, houve uma inflexão para o desenvolvimentismo e a proteção cambial


O Ipea recebeu, nesta terça-feira, dia 3, o professor da Escola de Economia de São Paulo (FGV) Luiz Carlos Bresser-Pereira para debater o tema “Economia, desenvolvimento e democracia”. No evento, que ocorreu na sede do Ipea, em Brasília, Bresser falou da trajetória do desenvolvimento no país. Para ele, houve uma inflexão para o desenvolvimentismo e a proteção cambial. “O novo desenvolvimentismo é fortemente contra o protecionismo. Não vejo nenhum motivo para proteger a indústria brasileira. Precisamos de uma taxa de câmbio competitiva”, defendeu.

O professor explicou que um desenvolvimento pleno se pauta em cinco pilares: liberdade individual, crescimento econômico, justiça social, proteção do meio ambiente, além da segurança. Alertou que é necessário um novo desenvolvimento – chamado por ele de desenvolvimentismo. “Desenvolvimento é quando você caminha para a direção desses objetivos. Esse é um grande desafio”.

Partindo de um marco temporal em 2013, quando, segundo Bresser, houve um colapso do pacto popular nacional, ele fez uma avaliação da capacidade industrial interna do país. Segundo o professor, esse colapso ocorreu devido a uma fragilização da indústria brasileira. “Desde a década de 1990, há uma política de abafamento de nossa indústria, que tem sido muito bem sucedida”, apontou.

Participaram da conversa Jessé Souza, presidente do Ipea, Francisco Gaetani, secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e Ana Cláudia Farranha, professora adjunta da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. A moderação do evento foi feita pelo chefe de gabinete do Ipea, Fábio de Sá e Silva.

Gaetani destacou a importância do tema levantado por Bresser. “Nós nunca precisamos tanto de um debate como no momento atual. Essa conversa é importante para encontrarmos saídas”. Já para a professora da UnB, o desafio é pensar como os movimentos são recepcionados e impactam no desenvolvimento econômico do país. “São desafios que nos levam a pensar saídas e alternativas”. Jessé Souza considerou que o evento foi uma oportunidade para se pensar o que o Brasil será no futuro. “A sociedade precisa refletir sobre si mesma”, concluiu.

Confira a apresentação feita por Bresser-Pereira

Assista à íntegra do debate de Bresser-Pereira sobre economia, desenvolvimento e democracia

Veja a entrevista de Bresser-Pereira para a Agência Ipea