Ipea é um dos think tanks mais transparentes do mundo

Ipea é um dos think tanks mais transparentes do mundo

Segundo a organização Transparify, ligada à Open Society Foundations, o Instituto é o único com cinco estrelas no Brasil

“Quão transparentes são os think tanks sobre quem os financia?”. Com essa pergunta, a organização sem fins lucrativos Transparify apresentou nesta quarta-feira, 29, seu relatório de 2016 sobre o grau de transparência de 200 think tanks em todo o mundo. No ranking das Américas (exceto Estados Unidos), que traz 17 instituições, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é a única brasileira com cinco estrelas, o que significa alto grau de transparência.

É o terceiro ano consecutivo em que o Ipea aparece entre os mais transparentes do mundo. A metodologia de classificação utilizada pela Transparify busca saber se o instituto de pesquisa informa claramente, por meio de seu sítio na internet, quais são as fontes de financiamento adotadas e quanto a instituição recebe de cada fonte.

Para conquistar cinco estrelas, um think tank deve deixar claro, da maneira mais acessível possível, quem o financia, o valor recebido de cada fonte, e para quais projetos os recursos foram encaminhados. Essas informações podem ser localizadas na página de Acesso à Informação do Portal Ipea.

“O Ipea mais uma vez conquistou cinco estrelas em transparência. É um forte exemplo para outras organizações na região e no mundo. Como um think tank de Estado com alto grau de impacto sobre legislações, a transparência do Ipea é particularmente importante. O grau exemplar de abertura das informações ajuda o público a entender quem paga pelas pesquisas que o Ipea apresenta”, afirmou Hans Gutbrod, diretor-executivo da Transparify.

Para ler o relatório, acesse a página da Transparify (em inglês)