Oferta de bens industriais cresceu 4,6% em dezembro

Oferta de bens industriais cresceu 4,6% em dezembro


Indicador Ipea de Consumo Aparente da Indústria aponta interrupção de 32 resultados negativos

O Grupo de Estudos de Conjuntura do Ipea divulgou nesta quinta-feira (16) o comportamento do Indicador Ipea de Consumo Aparente da Indústria – a produção industrial doméstica somada às importações e diminuída das exportações. O indicador aponta crescimento de 4,6% na oferta final de bens industriais em dezembro de 2016 quando comparado a novembro, na série com ajuste sazonal. O resultado mais que compensou a perda de 4,1% acumulada entre julho e novembro do mesmo ano. No entanto, o resultado de 2016 ainda foi negativo: queda de 8,5%.

“Embora o cenário de contração da demanda interna ainda persista, o indicador tem apresentado sinais de melhora nos últimos meses”, explica Leonardo Mello de Carvalho, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea. Na comparação com dezembro de 2015, o indicador de consumo aparente da indústria avançou 5,4% em dezembro passado, interrompendo uma longa sequência de 32 resultados negativos.

O indicador do Ipea também apresenta o consumo aparente por categorias econômicas. Em dezembro, na comparação com novembro, a variação foi positiva para bens de capital, bens intermediários e bens de consumo semi e não duráveis. Só os bens duráveis tiveram variação negativa (1%). Em relação a dezembro de 2015, o avanço mais contundente ocorreu entre os bens de capital: 20,2% de evolução. No entanto, quando se analisa o ano de 2016, todas as categorias tiveram desempenho negativo.

Entre as classes de produção, a indústria de transformação avançou 2,2% em dezembro frente a novembro, na série com ajuste sazonal, com crescimento em 13 de um total de 22 atividades. Entre as áreas de maior peso, contribuíram positivamente a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias e a fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos. Para obter mais detalhes e acessar as séries históricas mensais de consumo aparente de bens industriais por setor, confira o blog da Carta de Conjuntura.