Ipea e Itamaraty assinam acordo de cooperação técnica

Ipea e Itamaraty assinam acordo de cooperação técnica

O presidente do Ipea, Ernesto Lozardo, e o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, firmaram parceria nesta terça-feira, 3, em Brasília

Desenvolvimento sustentável e meio ambiente, política externa e governança global, relações econômicas internacionais, cooperação internacional. Essas são algumas das áreas em que o Ipea irá assessorar o Ministério das Relações Exteriores, por meio de um acordo de cooperação técnica. Ernesto Lozardo, presidente do Instituto, e Aloysio Nunes Ferreira, ministro das Relações Exteriores, firmaram nesta terça-feira, dia 3, uma parceria para a implementação de ações conjuntas que assegurem a realização de estudos sobre diversos temas.

Também participaram do evento, que ocorreu no palácio do Itamaraty, o diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais, Sergio Augusto de Abreu e Lima Florencio Sobrinho, e o presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), Sérgio Eduardo Moreira Lima, além de outras autoridades de ambas as instituições.

A assinatura do acordo institucionaliza uma cooperação histórica entre o Ipea e o Itamaraty. Grandes nomes da diplomacia econômica brasileira sempre tiveram contato estreito com quadros técnicos do Ipea, a começar pelo próprio idealizador do instituto, Roberto Campos. Alguns dos temas de pesquisa relevantes para as duas instituições são os BRICS, o bicentenário da independência do Brasil e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).