Enquete da USP ajudará a Diset a avaliar meios de prevenção a acidentes de trânsito

Enquete da USP ajudará a Diset a avaliar meios de prevenção a acidentes de trânsito

Pesquisa é complementar a estudos do Ipea sobre como motoristas valorizam o tempo, os custos de acidentes de trânsito e a segurança em rodovias

Por meio de uma enquete online, uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) pretende mapear os hábitos dos brasileiros no trânsito. A Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura do Ipea tem interesse nos resultados desse estudo, a fim de avaliar a efetividade de políticas de prevenção a acidentes nas vias, segundo o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea Fabiano Pompermayer.

“Essa pesquisa sobre a atitude e o comportamento do motorista é complementar a estudos do Ipea acerca do custo de acidentes de trânsito, bem como análises em andamento sobre como motoristas valorizam o tempo e a segurança em rodovias. Em conjunto, os resultados ajudam na proposição de melhorias nas políticas públicas de segurança no trânsito, tanto em questões sobre a infraestrutura viária como sobre educação e fiscalização do trânsito”, explica Pompermayer.

As 20 perguntas do questionário abrangem temas como o histórico dos respondentes enquanto motoristas, o ambiente em que eles dirigem, além de características sociodemográficas. Os participantes precisam ser maiores de 18 anos e possuir carteira de habilitação. Todas as respostas têm caráter anônimo. 

Participe da enquete, que pode ser acessada aqui: https://beth.stt.eesc.usp.br/pesquisa/