Ipea promove seminário sobre a relação entre agropecuária e mudança do clima

Ipea promove seminário sobre a relação entre agropecuária e mudança do clima


Representantes de diversos ministérios e instituições vão debater o tema nesta segunda-feira, 26 de março, em Brasília

O auditório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em Brasília recebe nesta segunda-feira, 26 de março, às 8h, o seminário Responsabilidade do Setor Agropecuário em Face da Mudança do Clima. O objetivo é discutir os desafios e as oportunidades para catalisar a adoção de técnicas de agricultura sustentável no Brasil, diante dos cenários de risco climático, dos compromissos institucionais do país e dos anseios de compatibilização entre crescimento da produção agropecuária, uso e ocupação das áreas rurais, e proteção do meio ambiente.

O seminário reunirá representantes governo federal e de instituições de pesquisa sobre o clima e sobre o setor agropecuário em quatro painéis de debate. Participarão do evento especialistas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Ministério da Fazenda, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Casa Civil, Fórum de Agricultura Sustentável, Embrapa, Inpe, IBGE, Ibama, Unicamp, USP, PUC-Rio, Abiove e Globiom.

Diferentes perspectivas contribuirão nas discussões sobre qual deve ser a sustentabilidade no setor agropecuário diante das mudanças climáticas. A utilização de conhecimento tecnológico e o uso de instrumentos adequados de governança e de financiamento são extremamente importantes para fomentar a utilização eficiente dos recursos, de modo a expandir a produtividade e a produção agropecuárias e atender à urgência na adoção de medidas de mitigação e adaptação aos efeitos adversos da mudança do clima.

O seminário está sendo organizado pela Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea e conta com o apoio da Rede Clima. O evento é aberto ao público, mas os interessados devem confirmar presença pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Haverá transmissão ao vivo para a unidade do Ipea no Rio de Janeiro.

Confira a programação completa

Serviço:
Seminário Responsabilidade do Setor Agropecuário em Face da Mudança do Clima
Data: 26 de março de 2018
Horário: 8h às 18h30
Local: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília – Setor Bancário Sul, Quadra 1, Ed. BNDES/Ipea, auditório Divonzir Gusso, subsolo)