Ipea lidera a delegação do Brasil no Fórum Acadêmico dos BRICS

Ipea lidera a delegação do Brasil no Fórum Acadêmico dos BRICS


Evento com representantes dos cinco países vai até quinta-feira, 31 de maio, em Johanesburgo, na África do Sul

A delegação brasileira que participa da edição de 2018 do Fórum Acadêmico do BRICS e da Reunião do Conselho de Think Tanks do grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul é liderada pelo diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea, Ivan Oliveira. No Fórum Acadêmico, a delegação também é composta por representantes da Fundação Alexandre de Gusmão, da Universidade Federal Fluminense, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e por pesquisadores do Ipea.

O encontro começou no dia 28 e vai até quinta-feira, 31 de maio, no Centro de Convenções Sandton, em Johanesburgo, África do Sul. O tema do fórum deste ano, Envisioning Inclusive Development Through a Socially Responsive Economy, tem como foco um futuro com desenvolvimento inclusivo por meio de economias socialmente responsáveis.

"Levamos ao Conselho de Think Tanks dos BRICS uma proposta concreta de estudos sobre temas como comércio e investimento e energia, para os quais uma reflexão mais profunda se faz necessária com vistas a gerar recomendações de política voltadas à ampliação da cooperação entre os BRICS", afirmou Ivan Oliveira.

Também nesta quinta-feira, o diretor do Ipea e os técnicos do instituto João Brígido e André Mello participarão do evento Brazil-South Africa Exchange, Measuring and Reporting International Development Cooperation, em Pretória. A programação prevê a apresentação do projeto Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (Cobradi), uma parceria do Ipea com a ABC.