10% mais ricos contribuem para mais da metade do índice de desigualdade no país

10% mais ricos contribuem para mais da metade do índice de desigualdade no país


Estudo do Ipea com indicador J-divergência decompõe a desigualdade total entre as contribuições de cada faixa de renda

O Brasil tem uma das mais altas desigualdades de renda do mundo. Nesse cenário, conhecer a contribuição de ricos e pobres para as estimativas da disparidade pode ser um passo útil na definição de metas e ações capazes de amenizar o problema. Um trabalho publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que, além de a renda nacional ser concentrada nos estratos mais abastados, os 10% mais ricos respondem por 51,5% da desigualdade total.

Isso significa que o décimo mais rico dos brasileiros contribui para mais da metade da medida total de desigualdade, percentual maior do que aqueles encontrados em outros países, como Estados Unidos (45%), Alemanha (44%) e Grã-Bretanha (41%). A pesquisa ainda constatou que a maior parte dessa participação está concentrada na metade mais rica do grupo, que corresponde sozinha a mais de 45% do índice.

No estudo, a desigualdade foi medida por um indicador ainda pouco utilizado na literatura socioeconômica, a J-divergência, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 1981 e 2015. Segundo os autores, a J-divergência possibilita que se quantifiquem as contribuições de cada indivíduo ou grupo de indivíduos, como os pertencentes a uma faixa de renda.

Para um dos responsáveis pelo estudo, o técnico de planejamento e pesquisa Carlos Henrique Corseuil, da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, "o uso inédito da J-divergência para mensurar a desigualdade no Brasil permite tanto respaldar tendências já apontadas pelo emprego de outros índices, como avançar no diagnóstico desse importante problema social que persiste por muitos anos".

Outro fato revelado na pesquisa é que, no período entre 2001 e 2015, em que a desigualdade no país diminuiu, a contribuição para a desigualdade tanto do grupo dos 10% mais ricos como dos 10% mais pobres cresceu.

Acesse a pesquisa "A Contribuição dos Ricos para a Desigualdade de Renda no Brasil"