Participe da consulta pública sobre a adequação das metas dos ODS ao Brasil

Participe da consulta pública sobre a adequação das metas dos ODS ao Brasil


Plataforma permite que o usuário envie sugestões para as metas brasileiras dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Está disponível na plataforma E-Democracia uma consulta pública sobre as metas brasileiras dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2018, o Ipea coordenou o processo governamental de adaptação das metas do ODS, trabalhando em parceria com diversas instituições.

O relatório brasileiro, pioneiro no mundo, readequou as metas às prioridades do Brasil, considerando estratégias, planos e programas nacionais e os desafios do país para garantir o desenvolvimento sustentável na próxima década. Agora, a sociedade pode dar sua opinião e enviar sugestões sobre as metas adaptadas. Para isso, basta acessar o sítio https://consultaspublicas.ipea.gov.br/ e participar.

Os ODS são um conjunto de 17 temas desdobrados em 169 metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). O documento, validado pelos 193 Estados-membros da ONU, orienta medidas nas três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.

As metas constantes nesta proposta do governo brasileiro permitirão ao país alcançar um patamar de desenvolvimento sustentável em 2030, norteando a construção dos planos plurianuais e de políticas públicas nos três níveis: federal, estadual e municipal.