Ipea promove debates no Mês da Consciência Negra

Ipea promove debates no Mês da Consciência Negra


Agenda de atividades comemorativas inclui exibição de filmes, rodas de conversa e shows no instituto

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realiza, esta semana, atividades em Brasília e no Rio de Janeiro, com o objetivo de promover reflexões sobre a trajetória de luta e os desafios que ainda se impõe para a igualdade racial no Brasil, em comemoração ao mês da consciência negra. 

Na quarta-feira, 21, na sede do Ipea, em Brasília, será realizada sessão especial com exibição do documentário "Bando, um filme de", dirigido por Lázaro Ramos e Thiago Gomes, que conta a trajetória do Bando de Teatro Olodum, que completa 28 anos. A sessão de cinema será às 14h, com a presença dos atores Leno Sacramento e Valdinéia Soriano. Antes do documentário, será exibido o curta "O dia de Jerusa", de Viviane Ferreira, que aborda a história de uma mulher prestes a completar 77 anos. Todos os atores da obra são negros.

Após a projeção dos filmes, haverá uma roda de conversa no auditório, sobre o tema Resistências Afrocentradas: Cultura Negra no Brasil. Participarão Valdinéia Soriano e Marcelo Santos, coordenador da Escola de Cinema Social Cine Brazza. Em seguida, o ator Leno Sacramento apresentará o espetáculo teatral En(Cruz)ilhada.

No dia 22, haverá a segunda roda de conversa, desta vez sobre Resistências Afrocentradas à Violência Contra a População Negra, com a presença de Anna Canavarro Benite, do grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado e do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão da Universidade Federal de Goiás (LPEQI-UFG, Paulo César Pereira de Oliveira, representante de Matriz Africana, Silvany Euclênio, ex-secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Leno Sacramento e Valdinéia Soriano, e da professora Gina Vieira Ponte. Às 19h, as atividades serão encerradas com um show da banda Contém Dendê.

Na Unidade do Ipea no Rio de Janeiro, as comemorações estarão concentradas no dia 29 de novembro. Está prevista uma roda de conversa sobre o panorama da população negra no Brasil. Por fim, será apresentada a intervenção artística "O que você vê quando me olha?", dos atores Ana Paula Martins e Fernando Porto, alunos do curso de teatro da Uni-Rio.