Federalismo brasileiro após 30 anos da Constituição é tema de seminário no Ipea

Federalismo brasileiro após 30 anos da Constituição é tema de seminário no Ipea

Evento nesta quinta-feira, 13, em Brasília, terá a participação do presidente do Fórum das Federações, Rupak Chattopadhyay

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum das Federações (FoF) realizam nesta quinta-feira, 13/12, na sede do Ipea, em Brasília, o seminário 30 Anos de Constituição: o Federalismo Brasileiro em Perspectiva. Durante o evento, que começa às 9h, será apresentado um livro homônimo, fruto da parceria entre as duas instituições.

Os conflitos e a engenharia política no federalismo brasileiro são alguns dos temas que norteiam as discussões no livro, pensado para marcar os 30 anos da Constituição brasileira. O modelo vigente de federalismo mostra quais podem ser os benefícios de uma descentralização, levando em considerando também os desafios e os aprimoramentos desse sistema.

Entre os convidados para apresentar e discutir os artigos estão o presidente do Fórum das Federações, Rupak Chattopadhyay, que abordará o federalismo internacional, e o professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e ex-presidente do Ipea Fernando Rezende, que falará sobre Recentralização de Poder e Conflitos Federativos. O tema do federalismo fiscal e do esforço fiscal no Brasil será abordado pelo economista Marcelo Piancastelli.

Parceria
O Fórum das Federações (FoF) é uma organização não-governamental internacional, com sede em Ottawa, no Canadá, e tem objetivo de criar e consolidar uma rede de conhecimentos sobre a governança federativa e multinível.

A parceria entre o Brasil e a FoF existe desde 2000. No entanto, em 2013, o país passou a ser membro contribuinte, e o Acordo de Cooperação foi assinado em 2015. Em 2017, o Fórum das Federações abriu, no Brasil, o escritório regional para a América Latina, tendo o Ipea como sede e, como primeiro diretor, Constantino Cronemberger Mendes, técnico de planejamento e pesquisa do instituto.

Serviço:
Seminário “30 Anos de Constituição: o Federalismo Brasileiro em Perspectiva”
Data: 13 de dezembro de 2018
Horário: das 9h às 12h30
Local: auditório Divonzir Gusso (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Ed. BNDES/Ipea, subsolo – Brasília/DF)