Ipea apresenta propostas para a superação de entraves ao desenvolvimento

Ipea apresenta propostas para a superação de entraves ao desenvolvimento


Segundo volume do livro Desafios da Nação, lançado nesta terça-feira, 18, traz análises de diferentes áreas, como política regional, moradia, setor elétrico e telecomunicações

Reconstruir os pilares do federalismo brasileiro, avaliar o desenvolvimento territorial, ampliar infraestruturas e melhorias dos serviços de moradia e mobilidade. Essas são algumas das propostas contidas no livro Desafios da Nação, volume 2, lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta terça-feira (18), em Brasília.

De acordo com o estudo, a política territorial brasileira deve não só reduzir disparidades, mas promover estratégias de desenvolvimento regional. Nesse sentido, os autores de Desafios da Nação recomendam, entre outras medidas, a regionalização das ações do Plano Plurianual (PPA) federal e a criação de mecanismos de pactuação entre atores da política regional – com a incorporação de exigências para a obtenção de benefícios. Por exemplo, um empréstimo de fundo constitucional poderia estar vinculado a resultados de aumento de produtividade, ou à expansão da capacidade exportadora do empreendimento.

O tema da preservação da soberania nacional como elemento crítico na segurança do desenvolvimento é apresentado nos estudos de planejamento estratégico do Ipea pela primeira vez. Entre as recomendações presentes no capítulo que trata dessa temática estão a assinatura do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre Brasil e Estados Unidos, a reformulação da Lei de Licitações para aquisição de produtos e serviços de elevado conteúdo tecnológico e a construção das usinas nucleares previstas no Plano Nacional de Energia.

Segundo a publicação, nas últimas três décadas, o Brasil aprimorou as políticas de desenvolvimento urbano, mas o adensamento populacional e a ocorrência de desastres naturais acende um sinal amarelo para a necessidade de se prover condições de moradia segura. O livro também ressalta a importância de uma política de saneamento básico como fator de redução da mortalidade infantil e das desigualdades.

O segundo volume de Desafios da Nação reúne capítulos sobre outros temas, como setor elétrico, telecomunicações, segurança hídrica, agropecuária e economia digital. "O primeiro volume trata das reformas tributárias, trabalhistas e fiscais e das medidas para aumentar a produtividade do capital e do trabalho. Este segundo volume foi elaborado com proposições para assegurar a sustentabilidade do desenvolvimento nacional a longo prazo, pensando na qualidade do capital e dos recursos humanos", disse o presidente do Ipea, Ernesto Lozardo, na abertura do evento.

Cada capítulo faz um diagnóstico setorial e conclui com proposições, com o intuito de delinear fundamentos que assegurem a construção do processo de desenvol­vimento, ou seja, a qualidade do uso do capital e do trabalho no crescimento. O livro é resultado de um esforço conjunto de técnicos de todas as diretorias do Ipea e de acadêmicos brasileiros convidados para o projeto.

Acesse o segundo volume do livro Desafios da Nação