Financiamento público do ensino superior será tema de seminário na Câmara Federal

Financiamento público do ensino superior será tema de seminário na Câmara Federal


Evento organizado pelo Ipea e pela Embaixada da Austrália será nesta quinta-feira, dia 28, a partir das 14h30, na Câmara dos Deputados

O financiamento e a gratuidade em instituições públicas de ensino superior do Brasil serão pauta de discussão na tarde desta quinta-feira, dia 28 de março, das 14h30 às 17 horas, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília. O seminário O Modelo Australiano: Alternativa ao Fies e à Gratuidade no Ensino Superior Público? será promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com a Embaixada da Austrália.

Como expandir o número de vagas? Como facilitar o acesso para estudantes de todos os níveis socioeconômicos, sem comprometer a renda imediata dos universitários? Como financiar a expansão das vagas e a manutenção de políticas de suporte apropriadas para garantir a permanência e a conclusão com qualidade dos cursos superiores? Essas são algumas questões que fomentarão o debate, que tem como objetivo discutir uma alternativa para uma política pública de financiamento de estudantes do ensino superior.

Programação
14h30 - Credenciamento
14h45 - Abertura
IvanTiago Machado Oliveira, diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea
Sr. Timothy Kane - embaixador da Austrália no Brasil
15h15 - Empréstimos com Amortizações Condicionadas à Renda Futura (ECR): o que são e em que poderiam inovar o financiamento do ensino superior no Brasil?
Paulo Meyer Nascimento, pesquisador do Ipea
15h30 às 17h - Debate: (1) O Fies está a caminho de se tornar um ECR e o que ainda falta para isso depois da promulgação da Lei nº 13.530/2017? (2) Quais os prós e os contras de substituir a gratuidade em instituições públicas de ensino superior por um sistema de contribuições vinculadas à renda futura de seus egressos?
Debatedores: Paulo Meyer Nascimento, pesquisador do Ipea; Sergei Soares, pesquisador do Ipea; Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp); Simon Schwartzman, sociólogo.
Mediadora: Marta Avancini, da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca)

Serviço
Seminário "O Modelo Australiano: Alternativa ao Fies e à Gratuidade no Ensino Superior Público?"
Horário: das 14h30 às 17h
Local: Auditório Nereu Ramos, subsolo de Anexo II da Câmara dos Deputados, Praça dos Três Poderes, Brasília/DF
Informações: Eventos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; 61 2026-5108)

Clique aqui para fazer sua inscrição