Cooperação em energia entre os Brics foi tema de workshop no Ipea

Cooperação em energia entre os Brics foi tema de workshop no Ipea


Diretoria internacional realizará seis oficinas temáticas neste ano, antes do Fórum Acadêmico dos Brics, em setembro

O Ipea recebeu na última quinta-feira, 28/03, representantes do Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores, da Coordenação Geral dos Brics e da Assessoria Internacional do Ministério de Minas e Energia (MME) para um workshop sobre cooperação em energia entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O encontro foi o primeiro de uma série de seis eventos temáticos sobre a cooperação entre os Brics a serem realizados no Ipea, por meio da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte).

A oficina teve como um dos eixos o texto Política Energética nos Brics: Desafios da Transição Energética, elaborado pelo consultor da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), em projeto de parceria com o Ipea sobre a agenda dos Brics, Luciano Losekann.

Segundo seu estudo, um dos desafios é tornar coerente a transformação dos sistemas energéticos nesses países com o desenvolvimento social e econômico. "Desafios como o da eficiência e universalização do acesso a fontes energéticas modernas, seguras e limpas são objetivos com os quais a agenda da transição é convergente", aponta o autor no texto.

Em setembro de 2019, o Ipea sediará o 11º Fórum Acadêmico dos Brics. O objetivo da Dinte é que as análises realizadas durante os eventos temáticos sejam estruturadas e sirvam como suporte para discussões no Fórum.