Ipea promove debate sobre financiamento do ensino superior

Ipea promove debate sobre financiamento do ensino superior

Evento, de 10 a 12 de julho em Brasília, reunirá autoridades internacionais do setor

A educação superior deve ou não ser custeada pelo estudante? Há alternativas em que seja possível dividir os custos da formação com os egressos? Buscando experiências de financiamento exitosas de outros países, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com a Universidade Nacional Australiana (ANU) e a Embaixada da Austrália no Brasil, promove esta semana um debate internacional com especialistas australianos, americanos, ingleses e chilenos. A Conferência Internacional sobre Financiamento Vinculado à Renda: alternativas para o ensino superior e outras áreas de política pública será realizada na sede do Ipea, em Brasília/DF, entre os dias 10 e 12 de julho.

Os desafios, as oportunidades e as eventuais reformas possíveis às políticas de financiamento estudantil no Brasil permearão os três dias de evento. Durante a Conferência, será apresentado estudo do Ipea sobre o sistema nacional de crédito educacional totalmente baseado em empréstimos com amortizações condicionadas à renda (ECRs), como o adotado na Austrália e no Reino Unido. Também serão debatidos temas como a questão da oferta gratuita; a necessidade de empréstimos estudantis garantidos pelo governo; e o novo FIES.

Algumas das principais autoridades mundiais no tema darão palestras durante a Conferência, como Bruce Chapman, professor de Economia na ANU e quem projetou o primeiro sistema nacional de empréstimos estudantis vinculados à renda, introduzido na Austrália em 1989 e seguido por muitos países; Dung Doan, também professora na  ANU e PhD em Economia com trabalhos sobre estatísticas governamentais sobre pobreza, desigualdade regional e desnutrição infantil para governos do Sul da Ásia e para o Banco Mundial; e Jorge Tellez-Fuentes, presidente da Associação Pan-americana de Instituições de Crédito Educacional, baseado na Colômbia – primeiro país do mundo a testar a ideia dos Empréstimos Estudantis Vinculados à Renda (ECR).

A abertura da Conferência contará com a participação do presidente do Ipea, Carlos von Doellinger, do embaixador da Austrália no Brasil, Timothy Kane, do representante do Banco Mundial Javier Botero Alvarez,  do professor da Universidade Nacional Australiana (ANU) Timothy Higgins, e do presidente do Icetex Colombia e da Associação Pan-Americana de Instituições de Crédito Educativo (APICE), Manuel Esteban Acevedo Jaramillo.

Interessados dedem realizar suas inscrições aqui. Haverá tradução simultânea para inglês e espanhol.

SERVIÇO:

Conferência Internacional sobre Financiamento Vinculado à Renda: alternativas para o ensino superior e outras áreas de política pública
Dia: 10 a 12 de julho
Horário: 8h às 18h30
Local:  Sede do Ipea, em Brasília/DF - Setor Bancário Sul, Quadra 1, Bloco J, Ed. BNDES/Ipea - Auditório Divonzir Gusso

Confira a programação completa do evento

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 2026-5334/5136/5114