Indicador Ipea de Investimentos segue em alta em junho pelo quarto mês consecutivo

Indicador Ipea de Investimentos segue em alta em junho pelo quarto mês consecutivo


Os investimentos também fecharam o segundo trimestre de 2019 em alta

O Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta terça-feira, 06, apontou alta de 0,7% em junho em relação a maio de 2019, na série com ajuste sazonal. O resultado mostrou avanço pelo quarto mês consecutivo. FBCF são os investimentos em aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação de seu estoque de capital fixo. O indicador encerrou o segundo trimestre deste ano com crescimento de 2,3% sobre o trimestre anterior. No acumulado em 12 meses, os investimentos registraram expansão de 4,3%.

A FBCF é composta por três itens: máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos. O investimento em máquinas e equipamentos avançou 0,5% em junho em relação ao mês anterior – enquanto a produção nacional de máquinas e equipamentos caiu 0,8% no mês, a importação cresceu 1,2%. Ainda em junho, o segmento da construção civil registrou alta de 0,8% e o componente classificado como “outros ativos fixos” teve queda de 0,3%. 

Na análise do segundo trimestre de 2019, o indicador mostrou variação positiva: crescimento de 5,9% nas máquinas e equipamentos, avanço de 0,6% na construção civil e alta de 2,6% nos outros ativos fixos.

Na comparação com junho de 2018, os três itens da FBCF tiveram bom desempenho: as máquinas e equipamentos registraram aumento de 3%, a construção civil cresceu 2,3% e os outros ativos fixos avançaram 6,3% em relação ao mês de junho de 2018.

Acesse a íntegra do indicador no blog da Carta de Conjuntura.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
21 3515-8578 / 8704
61 2026-5334
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.