Ipea apresenta previsão do PIB agro para 2020, em seminário com a Conab

Ipea apresenta previsão do PIB agro para 2020, em seminário com a Conab


Inscrições estão abertas para o evento, que será realizado no dia 20 de agosto, em Brasília

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizará na próxima terça-feira, dia 20, em Brasília, o seminário Conjuntura da Economia Agrícola. Na ocasião, serão lançadas a seção de Economia Agrícola da Carta de Conjuntura do Ipea e uma publicação do instituto com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em inglês, sobre o mesmo assunto. O evento é resultado de uma parceria com a Conab, a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP.

A Carta de Conjuntura faz uma revisão da projeção do PIB agro para 2019 divulgada no segundo trimestre pelo Ipea e, pela primeira vez, traz a previsão do PIB agro para 2020, baseada no prognóstico da safra realizado pela Conab e que será divulgado no evento. A pesquisa também apresenta dados sobre comércio externo, com exportação dos principais produtos agro e importação de insumos, além do mercado doméstico, com preço ao produtor, atacado e preço futuro.

O presidente do Ipea, Carlos von Doellinger, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eduardo Sampaio, e o subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri, participarão da abertura do encontro. Serão cinco painéis, mediados pelo diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo de Castro Souza Júnior. Oliver Flake, conselheiro agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), falará sobre o prognóstico de safra do próximo ano.

O seminário ocorrerá no auditório Divonzir Gusso, na sede do Ipea (SBS, Q. 1, Bl J, Ed. BNDES, subsolo), em Brasília, a partir das 14h30. E será transmitido em tempo real pelo Portal Ipea.

Clique aqui para fazer sua inscrição

Confira a programação do seminário