Especialistas discutem perspectivas para o setor agrícola brasileiro

Especialistas discutem perspectivas para o setor agrícola brasileiro


Seminário realizado nesta terça, 20, no Ipea, reuniu pesquisadores e representantes do governo brasileiro e norte-americano

As perspectivas para a agropecuária, a safra 2019/2020 e o novo Plano Safra foram alguns dos temas discutidos no seminário Economia Agrícola, realizado nesta terça-feira, 20, na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília. Durante cinco painéis, foram apresentadas as perspectivas para o setor agrícola em 2019 e 2020. Na ocasião, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também apresentou as estimativas para a próxima safra.

Na abertura do evento, o presidente do Ipea, Carlos von Doellinger, destacou que o setor pode alavancar uma grande parcela da economia e que está no cerne das vantagens comparativas do Brasil. Já o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eduardo Sampaio, ressaltou as alterações no último Plano Safra. Segundo Sampaio, o plano traz melhores condições de financiamento para o pequeno e médio produtor brasileiro. "O caminho é aprofundar esse movimento e focar nos públicos que não têm acesso aos recursos (créditos) do mercado."

A busca pela modernização da política agropecuária foi enfatizada pelo subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri. Ele lembrou que a política até então implementada tem seus méritos e levou o país ao patamar de um dos maiores produtores mundiais de uma série de produtos, mas precisa evoluir. "Nosso objetivo é focalizar subsídios, mas dosando para que o governo não ajude áreas que não têm perspectiva de avançar."

A redução do crédito direcionado, impulsionando o crédito livre, com especial preocupação relacionada ao spread bancário - diferença entre a remuneração que o banco paga ao aplicador para captar um recurso e o quanto esse banco cobra para emprestar o mesmo dinheiro -, e uma nova metodologia de cálculo de preços mínimos foram algumas das iniciativas citadas por Boueri que objetivam a modernização agrícola pretendida.

O encontro reuniu pesquisadores, economistas e representantes do Ministério da Economia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada do Cepea/USP, da Conab e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Veja as fotos do evento
Confira as apresentações feitas durante o seminário

Lançamento: Carta da Conjuntura da Economia Agrícola