Indicador Ipea mostra crescimento de 1% nos investimentos em julho

Indicador Ipea mostra crescimento de 1% nos investimentos em julho


Todos os componentes do Indicador de FBCF tiveram desempenho positivo no período

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quinta-feira, 05, o Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que registrou alta de 1% em julho em relação a junho de 2019, na série com ajuste sazonal. FBCF é compreendida como os investimentos em aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação de seu estoque de capital fixo. O trimestre móvel terminado em julho mostrou alta de 3,1% na comparação com o trimestre anterior. Na comparação com o julho do ano passado, o indicador cresceu 0,4%. No acumulado em 12 meses, os investimentos desaceleraram, passando de 4,3% para 3,1%.

A FBCF é composta por três segmentos: máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos. O investimento em máquinas e equipamentos cresceu 1,2% em julho.  Enquanto o componente nacional de máquinas e equipamentos cresceu 1,9%, a importação aumentou 5,4% no período. O segmento da construção civil teve variação positiva de 1,1% em julho. O componente denominado “outros ativos fixos” teve expansão de 1%.

Na comparação com julho de 2018, o desempenho foi heterogêneo: enquanto máquinas e equipamentos tiveram queda de 2,9% (sendo que o componente nacional de máquinas e equipamentos cresceu 14,9% e a importação caiu 24,7% - neste caso, por conta da importação de plataformas de petróleo em julho do ano passado), a construção civil cresceu 2,4% e os outros ativos fixos avançaram 3,8%.

No acumulado em doze meses, a construção civil foi o único item com variação negativa: queda de 1,2%. O componente nacional de máquinas e equipamentos teve alta de 3,5%, enquanto as importações cresceram 13,6%. Os outros ativos avançaram 5,2%.

Acesse a íntegra do indicador no blog da Carta de Conjuntura

Assessoria de Imprensa e Comunicação
21 3515-8578 / 8704
61 2026-5334
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.