Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
26/08/2014 09:22

Ipea lança boletim Radar especial sobre produtividade

Artigos da publicação antecipam estudos a serem divulgados em livro do Instituto

Como os ganhos de produtividade impactam as taxas de crescimento econômico de um país? Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento elevam a produtividade das empresas? A participação no comércio internacional alavanca a inovação das firmas? Artigos publicados na edição especial do boletim Radar: tecnologia, produção e comércio exterior trazem elementos para responder a essas questões, fundamentais no momento atual da economia brasileira.

Os textos da publicação são versões preliminares de estudos a serem divulgados em um livro do Ipea, ainda em 2014. No primeiro deles, Regis Bonelli, pesquisador da FGV, associa a diminuição do dinamismo econômico brasileiro à redução dos ganhos de produtividade. Para Bonelli, o crescimento do PIB dependerá cada vez mais dos ganhos de produtividade, diante da redução do bônus demográfico – cuja consequência é uma evolução menor da força de trabalho.

No artigo seguinte, Fernanda De Negri, Luiz Ricardo Cavalcante e Paulo de Andrade Jacinto mostram que todos os tipos de inovação – de produto, de processo ou combinação das modalidades – estão relacionados a níveis maiores de produtividade do trabalho. Dados analisados pelos pesquisadores revelam, por exemplo, que as empresas com inovações em produtos têm produtividade 30% maior na comparação com a média da indústria de transformação.

Por fim, o último texto do boletim busca indicadores que comprovem a existência de ganhos de produtividade em empresas que entraram no mercado internacional. Bruno César Araujo e Mario Sergio Salerno consolidaram diferentes bases de dados – Pesquisa Industrial Anual (PIA), Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC), a base de comércio exterior da Secex, e a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) – para avaliar se as estratégias tecnológicas das estreantes no mercado internacional têm influência na produtividade, no crescimento da receita, do emprego e do market share em relação às concorrentes não exportadoras.

Boletim Radar
O boletim Radar é uma publicação bimestral da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset) do Ipea. A publicação traz artigos curtos, em linguagem clara e direta, sobre temas relacionados à produção, inovação tecnológica, infraestrutura, regulação econômica e ao comércio exterior.

Leia o Boletim Radar nº 34

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação