Indicador Ipea mostra queda de 2,2% nos investimentos em outubro

Indicador Ipea mostra queda de 2,2% nos investimentos em outubro


A produção nacional de máquinas e equipamentos cresceu 10,5%

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quinta-feira, 05, o Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que registrou recuo de 2,2% em outubro na comparação com setembro, na série com ajuste sazonal. O indicador mede os investimentos em aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação do seu estoque de capital fixo.

No trimestre móvel terminado em outubro, o indicador avançou 1% nos investimentos em relação ao trimestre anterior. No acumulado de 12 meses, o saldo é positivo, mas o ritmo de crescimento desacelerou, passando de 3% até setembro para 2,4% até outubro.

Máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos são os três segmentos que compõem a FBCF. Em outubro, houve retração de 5,6% nas máquinas e equipamentos (sendo alta de 10,5% nos nacionais e recuo de 40,1% nos importados, por conta da importação de plataformas de petróleo no mês anterior). Os investimentos caíram 1,5% na construção civil e cresceram 1% no segmento outros ativos fixos.

Na comparação com outubro do ano passado, o FBCF registrou queda de 1,1%. Na análise por segmento, o comportamento foi heterogêneo: enquanto máquinas e equipamentos cresceram 0,1% e outros ativos fixos expandiram 1,3%, a construção civil teve recuo de 2,8%.

Acesse a íntegra do indicador no blog da Carta de Conjuntura

Assessoria de Imprensa e Comunicação
21 3515-8578 / 8704
61 2026-5501
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.