Pesquisadores latinos debatem a gestão de regiões metropolitanas

Pesquisadores latinos debatem a gestão de regiões metropolitanas


Evento com especialistas de oito países que participaram de estudo será na sede do Ipea, em Brasília, nos dias 11 e 12 de dezembro. As inscrições estão abertas

Como é feita a gestão das regiões metropolitanas (RMs) nos países da América Latina? Que influência o Estado e as instituições têm na governança dessas regiões? Essas e outras questões serão discutidas durante o seminário “Governança Metropolitana na América Latina: Estudo Comparativo entre Países Federativos e Unitários”, promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). O evento, nos dias 11 e 12 de dezembro, contará com a participação de especialistas que pesquisaram como se dá o gerenciamento das RMs em oito países latino-americanos – Brasil, Argentina, México, Venezuela, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

O objetivo do seminário, que será realizado na sede do Ipea, em Brasília, é discutir o estudo comparado de gestão de algumas regiões metropolitanas desses países e como essas áreas são governadas. Durante dois dias, pesquisadores vão detalhar como foi a realização da pesquisa em cada uma das RMs estudadas, suas particularidades no que diz respeito à legislação sobre metrópoles, à existência ou não de conselhos metropolitanos e à participação da sociedade civil nesses conselhos. Outro tema em debate será a forma de financiamento dessas regiões – se dependem apenas de recursos públicos, ou qual é a participação da iniciativa privada em suas receitas.

Também serão apresentados estudos de caso das RMs de Guadalajara (México), Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colômbia) e Rio de Janeiro, entre outras. O estudo desenvolvido pelo Ipea e a Cepal faz parte do Programa Executivo de Cooperação em Políticas Públicas para o Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Brasil e da América Latina. A pesquisa resultará em um livro cuja publicação está prevista para 2020.

Faça a sua inscrição no seminário

Acesse a programação do evento

Serviço
Seminário Governança Metropolitana na América Latina: Estudo Comparativo entre Países Federativos e Unitários
Data: 11 e 12 de dezembro de 2019
Local: Sede do Ipea, em Brasília – Setor Bancário Sul, Quadra 1, Ed. BNDES/Ipea, auditório Divonzir Gusso, subsolo