Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
04/06/2014 16:51

Patentes de medicamentos são tema do Panorama Ipea
 

Participaram do debate Eduardo Fiuza, técnico do Ipea, e Rogério Hoefler, do Centro Brasileiro de Informações sobre Medicamentos

Pesquisa do Ipea analisou vários medicamentos de laboratórios inovadores feitos a partir de um único princípio ativo. Estes mesmos laboratórios produzem, também, medicamentos de segunda geração, ou seja, que são feitos a partir do mesmo componente, mas com mudanças pequenas como dosagem ou combinações. Estes produtos de segunda linha passam a ser, então, protegidos por patentes, e os anteriores têm o registro cancelado pelos próprios laboratórios e param de ser vendidos. Com essa mudança, médicos e farmacêuticos encontram dificuldades em apresentar genéricos aos pacientes, já que ainda não há indicação de outro medicamento como referência.

Para debater este assunto, convidamos Eduardo Fiuza, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, e Rogério Hoefler, farmacêutico do Centro Brasileiro de Informações sobre Medicamentos.

Assista, pelo Portal Ipea, à gravação do programa, toda quarta-feira, à tarde, e participe enviando comentários e perguntas para nosso perfil no twitter: @ipeaonline.



 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação