Ipea aponta queda de 1% no consumo de bens industriais em fevereiro

Ipea aponta queda de 1% no consumo de bens industriais em fevereiro


As importações cresceram 0,2% no período

O Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais, que mede a produção industrial interna não exportada, acrescida das importações, teve recuo de 1% no mês de fevereiro desde ano, em relação a janeiro, na série com ajuste sazonal. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (15) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Na comparação com fevereiro de 2019, o Indicador cresceu 1,2%.

Com a queda de 1%, resultado que sucedeu alta de 11,1% no mês anterior, o trimestre móvel encerrado em fevereiro, apresentou recuo de 3,4%. Entre os componentes do consumo aparente, foi registrada retração de 1,4% na demanda interna por bens industriais nacionais e avanço de 0,2% nas importações. Já no acumulado em doze meses encerrados em fevereiro, houve ligeira queda no consumo aparente (-0,1%), enquanto a produção industrial, medida pelo IBGE, acumulou baixa de 1,2%.

Em fevereiro deste ano, o desempenho foi heterogêneo entre os segmentos das grandes categorias econômicas, na comparação com janeiro: alta no consumo aparente de bens de capital (+ 6,2%) e de bens de consumo duráveis (+ 1,1%) e queda nos bens intermediários (- 1%).

Nas classes de produção, a demanda interna por bens da indústria de transformação teve alta modesta de 0,4% de janeiro para fevereiro. Enquanto isso, a indústria extrativa mineral voltou a apresentar comportamento volátil, com recuo de 12,1% no mesmo período (apesar do avanço de 28,3% em janeiro). Dez dos 22 segmentos da indústria de transformação avançaram em fevereiro, com destaque positivo para o segmento de máquinas e equipamentos, que cresceu 9,8%.

Acesse a íntegra do indicador

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação
(61) 2026-5136 / 5240 / 5191
(61) 99427-4553
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.