Evolução de políticas públicas em diversas áreas é destaque na nova edição da PPP

Evolução de políticas públicas em diversas áreas é destaque na nova edição da PPP

Políticas sociais, avaliação das relações entre gastos públicos e qualidade de serviços e crescimento econômico são alguns dos temas abordados em 16 artigos científicos

A relação entre gasto público e crescimento econômico, a evolução da composição e sustentabilidade econômica da matriz energética, o impacto das políticas municipais sobre a prestação eficiente e universalização do acesso aos serviços de saneamento são alguns dos destaques da 53ª edição da revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP), publicada nesta terça-feira, 05, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O periódico reúne, em 16 artigos, estudos realizados por pesquisadores de todo o Brasil sobre temas relevantes para a gestão e traz discussões sobre políticas públicas aplicadas nas áreas sociais, econômicas, de saúde, de transportes (rodoviário e aeroportuário) e educação.

Produzido por pesquisadores das universidades federais do Paraná (UFPR) e da Fronteira Sul (UFFS), o estudo O Impacto dos Gastos Públicos Municipais sobre a Qualidade da Educação: uma análise de variáveis instrumentais entre 2007 e 2011 buscou inovar ao incorporar os gastos sociais (que consideram transferência de renda para as famílias) em conjunto com os gastos em educação.

A Dimensão Socioeconômica da Saúde no Estado de São Paulo é título de um dos artigos presentes na revista. O estudo procura investigar os fatores de influência dos status de saúde em todos os municípios paulistas. A pesquisa adotou três eixos fundamentais: saúde, saneamento e condições socioeconômicas.

Em outro artigo, pesquisadores analisam os padrões espaciais e os determinantes socioeconômicos das taxas de homicídios na região Nordeste brasileira. Ao avaliar estatísticas locais e globais, o estudo identificou a dependência espacial e sua relação com as taxas de homicídios na região.

Leia a íntegra da revista

Sobre a PPP

Editada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada desde 1989, a cada número, a revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP) tem, entre seus principais objetivos, a reunião da mais recente produção de conhecimentos específicos nas áreas de planejamento e políticas públicas. A publicação representa o esforço do Ipea no sentido de disseminar pesquisas, avaliações e proposições no setor econômico e de gestão.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
(61) 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.