Ipea debate desafios das cadeias globais de valor no contexto da pandemia

Ipea debate desafios das cadeias globais de valor no contexto da pandemia


Webinar internacional teve como objetivo avaliar medidas de cooperação entre os países do BRICS

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) participou de webinar internacional sobre os impactos do Covid-19 na produção global e os desafios na cooperação entre os países membros do BRICS. O debate foi realizado na última quarta-feira, 27, com o título Risks to the functioning of the value chains in the context of the COVID-19 pandemic", dando continuidade na agenda de trabalho entre Ipea e o National Committee on BRICS Research da Rússia.

O think tank russo coordena os temas acadêmicos na presidência russa do BRICS em 2020. As discussões da última semana reuniram participantes dos cinco países que integram o bloco econômico, com o objetivo de elaborar uma agenda de trabalho para ampliar as medidas de cooperação no enfrentamento dos impactos da pandemia de Covid-19.

Para o diretor da área internacional do IPEA, Ivan Oliveira, mudanças estruturais que já estavam em curso no mundo econômico e político global foram aceleradas com a crise provocada pelo novo coronavírus. “Essas mudanças passam a influenciar diretamente a agenda econômica internacional de cada um dos BRICS e transformar as próprias capacidades de articulação do grupo”, avalia.

No dia 18 deste mês, o Ipea promoverá um seminário internacional, no formto webinar, sobre os desafios para a cooperação entre os BRICS no contexto da crise de Covid-19. Além disso, no dia 23 de junho será realizado webinar sobre política comercial e integração produtiva na atual conjuntura internacional, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Acompanhe as atividades do Ipea na Agenda do portal.

Assista a íntegra do webinar promovido pelo National Committee on BRICS Research da Rússia.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
(61) 2026-5136 / 5240 / 5191
(61) 99427-4553
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.