Webinar debate papel da ciência e da tecnologia no combate ao novo coronavírus

Webinar debate papel da ciência e da tecnologia no combate ao novo coronavírus


Pesquisadores destacam importância de soluções acessíveis a toda a população mundial

A Ciência e a Tecnologia frente à Pandemia foi o tema de um webinar realizado na quarta-feira, 10, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O seminário online discutiu as prioridades da comunidade científica internacional e mostrou como os governos têm fomentado tanto pesquisas quanto o desenvolvimento de tecnologias para enfrentar a crise sanitária mundial.

Durante o debate, pesquisadores do Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Ipea reafirmaram a importância da pesquisa científica e da inovação para combater o novo Coronavírus. A economista Fernanda De Negri, coordenadora do núcleo, destacou a importância do acesso a dados confiáveis, lembrando que é necessário analisar diferentes rotas científicas e tecnológicas sobre a doença, tais como a epidemiologia, pontos de prevenção e tipos de tratamento. “Todas essas linhas dependem da divulgação de informação primária que seja transparente e de qualidade, para que se possa enfrentar essa crise de maneira efetiva”, afirmou.

Já o economista Pedro Miranda ressaltou outros desafios de enfrentamento da Covid-19, como a alta demanda por tecnologia e recursos. “Precisamos de tecnologias de qualidade, que estejam disponíveis a preços razoáveis, em um espaço de tempo que é curto em função da urgência do cenário”, ponderou. Segundo ele, é essencial analisar quais acordos serão necessários, quanto precisará ser investido e quais posturas devem ser adotadas pelo governo e pelas empresas.

O debate incluiu temas como estratégias de acesso a uma possível vacina, planos de ação para lidar com a Covid-19 e movimentos e iniciativas voluntárias que vêm auxiliando no combate à doença. Os pesquisadores concluíram que o caminho para o fim da crise provocada pela Covid-19 passa por informações transparentes, investimentos maciços, coordenação nacional e internacional das prioridades de pesquisa e acesso a tecnologias.

“Está evidente, seja por conta do desenvolvimento de vacinas, medicamentos ou tecnologias, que a ciência é a grande arma e elemento fundamental para resolver essa crise. Por isso, os mecanismos utilizados precisam estar acessíveis a todos os países e camadas sociais, para que não se exclua nenhuma parcela da população mundial”, sintetizou Miranda.

Acesse as pesquisas apresentadas:

Políticas públicas para pesquisa e inovação frente à Covid-19

Quais são as pesquisas em andamento para prevenção e tratamento da Covid-19?

A propriedade industrial pode limitar o combate à pandemia?

Assessoria de Imprensa e Comunicação
Assessoria de Imprensa e Comunicação
(61) 2026-5136 / 5240 / 5191
(61) 99427-4553
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.