Estudos debatidos em webinar revelam perfis territoriais da indústria no Brasil

Estudos debatidos em webinar revelam perfis territoriais da indústria no Brasil


Pesquisas do Ipea discutidas nesta quinta (26) apontam alternativas de políticas públicas para o desenvolvimento regional

Os territórios e a indústria brasileira, com suas aglomerações relevantes e potenciais, e o aprimoramento das políticas públicas no contexto do desenvolvimento regional foram o tema do debate entre os participantes do webinar realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nesta quinta-feira, 26. Palestrantes e pesquisadores do instituto, Danilo Severian e Aristides Monteiro Neto abordaram respectivamente, o comportamento dessas aglomerações industriais por oito anos até 2018 e apontamentos para aprimorar as políticas regionais, ambos com foco na Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

Ao abordar o tema Comportamento Territorial da Indústria no Período 2010-2018: Auge e Refluxo das Aglomerações Industriais Relevantes e Potenciais, Severian mostrou que a indústria com alta e média intensidade tecnológica perdeu participação no total do setor. Entretanto, cresceram os setores com intensidade tecnológica baixa ou média-baixa, como a indústria de alimentos, vestuário, calçados e minérios, que predominam na estrutura industrial brasileira.

O estudo mostra que o Brasil tem hoje uma estrutura produtiva com tecnologias obsoletas, portanto, pouco competitivas no mercado global, que pagam baixos salários e arrecadam menos impostos, o que se reflete no financiamento de políticas públicas. “O segmento de baixa intensidade tecnológica decresceu no número de firmas, embora tenha ganhado participação relativa no total de empregos. Esse ganho é espúrio, pois todos os segmentos tiveram perdas líquidas de ocupações”, observou Severian.

Por sua vez, o economista Aristides Monteiro tratou do tema Território e Indústria no Brasil: Apontamentos para Políticas Regionais. “Uma preocupação é com a fragilização da indústria brasileira. A política regional poderia incentivar a absorção de tecnologia, melhorias no padrão tecnológico, e não só emprestar recursos às empresas que demandam crédito, mas àquelas que vão fazer capacitação, inovação tecnológica e aumentar sua produtividade”, ponderou.

O webinar Desenvolvimento Regional no Brasil: Estudos e Subsídios para Aprimoramento e Consolidação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) é o segundo evento da série deste ano. Inciativa da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Ipea, os webinars são coordenados por Aristides Monteiro, que divide essa agenda com a diretora de Desenvolvimento Regional e Urbano no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Adriana Melo Alves. A professora de economia Helena Lastres, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuou nesse tema como debatedora convidada.

A primeira edição se debruçou sobre a história do desenvolvimento e das políticas regionais. O próximo evento, na semana que vem, vai debater o panorama da indústria e dos territórios com duas palestras, dos especialistas Clélio Campolina Diniz e Philipe Mendes, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e de José Raimundo Vergolino, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.