Ipea e Mapa lançam livro que mapeia setor agropecuário no Brasil

Publicação reúne artigos de 64 pesquisadores elaborados com base no censo de 2017 realizado pelo IBGE

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançaram nesta terça-feira, 1º de dezembro, o livro Uma Jornada Pelos Contrastes do Brasil: cem anos de Censo Agropecuário. Apresentado em cerimônia transmitida ao vivo pelo canal do Ministério da Agricultura no YouTube, o evento contou com a participação do presidente do Ipea, Carlos von Doellinger, da presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Guerra, e da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

O livro reúne 28 artigos de 64 autores, em um trabalho organizado por José Eustáquio Vieira Filho e José Garcia Gasques, pesquisadores do Ipea em atividade no Mapa. São análises feitas a partir dos dados coletados pelo Censo Agropecuário desenvolvido pelo IBGE em 2017. No total, foram cobertos 127.352 setores censitários – sendo 116.964 rurais e 10.388 urbanos – e identificados 5.072.152 estabelecimentos agropecuários. A pesquisa foi realizada no período de 01º de outubro de 2017 a 28 de fevereiro de 2018.

O presidente do Ipea, Carlos von Doellinger, classificou como “antológica” a obra que reúne estudos sobre o censo. “O livro é resultado de uma parceria entre o Ipea e o Mapa, em um trabalho que buscou uma visão compreensiva e ampla das políticas públicas na agricultura. O lançamento do livro é emblemático também porque se dá no centenário do primeiro censo agropecuário brasileiro de 1920. Durante todo esse tempo, o agro se consolidou e se modernizou. Hoje, sabemos as verdadeiras vantagens comparativas e competitivas do setor no país”, destacou.

Para a ministra Tereza Cristina, o livro será fundamental para o trabalho conjunto das variantes existentes dentro da agropecuária brasileira, para traçar políticas públicas realmente efetivas. “Saber, por exemplo, que o crédito rural é inclusivo nos deixa muito felizes, pois é a certeza de um caminho certo”, afirmou.

A ministra enfatizou que, embora o país tenha uma agricultura e uma pecuária sustentáveis, é necessária inteligência estratégica para crescer e planejar novas ações. “Precisamos de informação, estatística para podermos planejar o futuro da agropecuária brasileira. A agricultura brasileira nos puxa para a modernidade, sempre está caminhando, trabalhando com mais tecnologia e mais inovação. O livro nos traz informações muito valiosas das áreas econômica e social.”

Importância do censo

De acordo com José Eustáquio, o trabalho do IBGE possibilitou a avaliação da cobertura do setor. “O objetivo do censo era o de retratar a realidade do Brasil Agrário, considerando-se suas inter-relações com atores, cenários, modos e instrumentos de ação. Assim, em atendimento a uma melhor aproximação que identificasse a dinâmica dos meios produtivos e do uso da terra, a variabilidade nas relações de ocupação e trabalho, o grau de especialização e tecnificação de mão de obra, o crescente interesse quanto aos reflexos sobre o patrimônio ambiental”, destacou.

Entre os anos de 2006, ano do censo anterior, e 2017, o recenseamento mais recente, ocorreram alterações setoriais significativas, na avaliação de Eustáquio. “Diante da necessidade de captar as transformações ocorridas nas atividades agropecuárias, florestais e aquícolas, e no meio rural, o IBGE elaborou, para o Censo Agropecuário 2017, um processo de refinamento metodológico”, concluiu.

Acesse o livro

Ouça o Ipea Podcast sobre o tema

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.