Fragmentação política na América do Sul é tema da nova edição da Revista Tempo do Mundo

Fragmentação política na América do Sul é tema da nova edição da Revista Tempo do Mundo


Publicação apresenta artigos que tratam da maior divisão política e menor integração econômica na região

A desintegração econômica e a fragmentação política na América do Sul são o tema da nova edição da revista Tempo do Mundo, número 23, editada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A publicação reúne 14 artigos de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e externos à casa e que jogam luz sobre essa problemática. A publicação será apresentada nesta quarta-feira, 02, durante webinar transmitido pela plataforma Webex, a partir das 16h. O acompanhamento é mediante inscrição.

O editor da revista, economista e pesquisador do Ipea Pedro Silva Barros, explica que a região vive um momento dinâmico de mudanças e de polarização, com fragmentação política tanto entre os países como dentro deles: ‘’O objetivo desta revista é discutir esse período de maior divisão política e de menor integração econômica, que tem muitas especificidades”.

A edição aborda diversos aspectos que aprofundam uma análise desse cenário. Traz para o debate a crise do regionalismo sul-americano, os 15 anos do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), o financiamento da integração infraestrutural na América do Sul, a integração do regionalismo sul-americano frente à integração europeia e a pluralidade institucional como ferramenta política, entre outros temas. Um artigo do economista venezuelano Francisco Rodríguez, que aborda a crise na Venezuela e possíveis soluções, também compõe a revista.

Outro texto de destaque é o do pesquisador do Ipea Luís Fernando Tironi, intitulado Harmonização de Regulamentos e Normas Técnicas no Mercosul.  Nele, Tironi fala sobre desafios, avanços e experiência acumulada, ao longo dos 30 anos do bloco sul-americano, na harmonização de regulamentos e normas técnicas. Ele enfatiza que a medida é condição para superar as barreiras técnicas ao comércio e viabilizar a integração produtiva.

Tempo do Mundo
Criada em 2009, a Tempo do Mundo é uma publicação trilíngue quadrimestral do Ipea, que  busca promover debates sobre temas contemporâneos. Seu campo de atuação é o da economia e política internacionais, com abordagens multidisciplinares sobre as diversas dimensões do desenvolvimento.

Desde 2020, a revista conta com novo Conselho Acadêmico Consultivo integrado por 41 membros, visando a pluralidade acadêmica, temática e metodológica e a diversidade institucional, regional (todas as regiões do Brasil) e internacional (15 países). Além disso, a numeração de suas edições passou a ser contínua.

Clique aqui e faça a sua inscrição

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.