Consumo Aparente de Bens Industriais registra alta de 0,1% em outubro

Consumo Aparente de Bens Industriais registra alta de 0,1% em outubro


Indicador Ipea aponta que demanda por bens de capital cresceu 3,8% frente a setembro, indicando bom desempenho dos investimentos

O Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais cresceu 0,1% no mês de outubro, na comparação com setembro, segundo os dados apresentados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada nesta segunda-feira (7). Na comparação com outubro de 2019, o indicador que mede a demanda por bens industriais definida como a produção industrial interna não exportada (bens nacionais), acrescida das importações, apresentou queda de 4,5%.

Entre os componentes do consumo aparente, enquanto a produção de bens nacionais teve queda de 0,3% em outubro, a importação de bens industriais cresceu 2,4%. Na análise dos grandes grupos econômicos, o bom desempenho foi heterogêneo em outubro. A demanda por bens de capital, um dos componentes da formação bruta de capital fixo (FBCF), teve alta de 3,8%, reforçando a recuperação nos investimentos. Enquanto a demanda por bens semi e não duráveis cresceu 0,4%, os bens intermediários tiveram queda de 0,4%. Em relação a 2019, todos os segmentos apresentaram variação negativa.

No que diz respeito às classes de produção, a indústria extrativa mineral recuou, em outubro, 1,4% na margem – a segunda queda consecutiva. A demanda por bens da indústria de transformação registrou baixa de 0,2% frente a setembro. Na análise setorial, 14 dos 22 segmentos da indústria de transformação avançaram, com destaque para os farmoquímicos (4,5%) e veículos (4,4%). Na comparação com outubro de 2019, apesar do resultado negativo do indicador (-4,5%), houve crescimento em oito segmentos, entre eles o de produtos não metálicos (6,4%) e produtos de metal (5,9%).

No acumulado em 12 meses até outubro, o Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais apresentou queda de 7,1%, enquanto a produção industrial recuou 5,6%, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Acesse a íntegra do indicador

Assessoria de Imprensa e Comunicação
21 9959-2001 / 21 99256-5208
61 99427-4553
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.