Ipea e CGU realizarão a Pesquisa Brasileira de Exposição à Corrupção

Ipea e CGU realizarão a Pesquisa Brasileira de Exposição à Corrupção

Novo índice servirá diretamente para criação de novas políticas de combate às práticas ilícitas

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com Controladoria Geral da União (CGU), realizará a Pesquisa Brasileira de Exposição à Corrupção (PBEC). O projeto, que foi criado por meio de um termo de execução descentralizada entre os dois órgãos, tem por objetivo o desenvolvimento de novo índice de medição que indique a real ocorrência da corrupção e não somente a percepção da existência desse fenômeno.

Coordenador da pesquisa no Ipea, Maurício Saboya destaca a importância do projeto iniciado a partir de discussões feitas ainda em 2019. “Pela primeira vez o Ipea medirá, por meio de pesquisas (surveys), os riscos aos quais as pessoas estão expostas às práticas de corrupção. Isso nos traz um conjunto de informações e conhecimentos novos, em relação ao tema da corrupção, que é extremamente relevante para o país atualmente. Esses conhecimentos servirão diretamente para as políticas de combate à corrupção por parte dos órgãos de controle, sobretudo, da CGU”, afirma.

A CGU está à frente dessa pesquisa por meio da Coordenação-Geral de Inovação na Prevenção à Corrupção. “A pesquisa busca trazer novos insights, novos conhecimentos sobre os riscos de agentes privados no Brasil, especialmente empresas e pessoas físicas, de se exporem às práticas de corrupção em suas relações diretas com os agentes públicos. Nessas relações mais corriqueiras, não se tem ainda uma ideia de qual o risco que essas pessoas se expõem a práticas de corrupção”, ressalta Saboya.

O levantamento será feito com cidadãos e empresas que poderão se manifestar de forma anônima e livre, indicando se já foram expostos a atos de corrupção em suas relações com a administração pública ou em seus contatos com os serviços públicos oferecidos. A PBEC, de acordo com a CGU, é uma inovação que se alia à tendência mundial de avançar na mensuração da corrupção com base em evidências. O resultado da pesquisa deverá qualificar o entendimento sobre práticas e riscos de corrupção no país e apoiar, assim, a melhoria das ações da Controladoria.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.