Revista Tempo do Mundo abrirá chamada para artigos sobre os desafios da Amazônia

Revista Tempo do Mundo abrirá chamada para artigos sobre os desafios da Amazônia

Soberania regional, alterações climáticas, arranjos produtivos locais, e direitos dos povos nativos são alguns temas que podem ser abordados

O período de submissão de artigos da 27ª edição da Revista Tempo do Mundo está prevista para 1º de junho a 31 de julho deste ano. Os textos poderão ser submetidos por meio do site da Revista. “Os Desafios da Amazônia” é o tema desta edição, que tem lançamento previsto para dezembro de 2021 e será coordenada por Rosalía Arteaga, ex-presidente do Equador e primeira Secretária-Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). A Rrevista é uma publicação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Entre os tópicos a serem abordados, estão os múltiplos desafios da Amazônia, como o desenvolvimento sustentável, soberania regional, alterações climáticas, arranjos produtivos locais, presença de atores extrarregionais, direitos dos povos nativos, financiamento do desenvolvimento, biodiversidade e, bioeconomia.

Os incêndios de 2019 elevaram o debate sobre a Amazônia a nível internacional, e foram o tema central da reunião do G7 (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos). No mesmo ano, o Vaticano anunciou a realização da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, que ocorreu em outbro de 2019.

Diante deste cenário, foram registradas iniciativas para promover o diálogo sobre o assunto. O Pacto de Letícia, de setembro de 2019, foi uma iniciativa colombiana na qual os representantes de Bolívia, Brasil, Equador, Colômbia, Guiana, Peru e Suriname se reuniram em Leticia, cidade colombiana, para reafirmar o compromisso de promover medidas concretas para assegurar a proteção da Amazônia. Apesar das disputas políticas e do confronto de visões em torno da região, a biodiversidade, os recursos hídricos e os povos tradicionais são questões permanentes que requerem cooperação transfronteiriça e internacional.

Saiba mais sobre a revista

Criada em 2009, a Tempo do Mundo é um periódico científico arbitrado, indexado, de difusão e circulação nacional e internacional. A revista é publicada quadrimestralmente, com seus artigos no idioma original (inglês, português ou espanhol), que busca promover debates sobre temas contemporâneos. Seu campo de atuação é o da economia e política internacionais, com abordagens multidisciplinares sobre as dimensões essenciais do desenvolvimento, incluindo as econômicas, políticas, sociais e relativas à sustentabilidade.

Tempo do Mundo recebe permanentemente, em fluxo contínuo, manuscritos sobre temas contemporâneos nas áreas de relações internacionais, economia internacional, desenvolvimento e sustentabilidade, visando à pluralidade tanto nas abordagens como nas metodologias científicas.
Para mais informações, acesse a página da Revista Tempo do Mundo

Confira os últimos e os próximos números da revista:
Número 22 - BRICS: Dez anos e novos desafios
Número 23 - Integração e Fragmentação da América do Sul
Número 24 - Relação China-América Latina (será publicada em breve)
Número 25 - O Brasil na OCDE (chamada encerrada, previsão de publicação em abril)
Número 26 - Políticas Públicas Comparadas para a retomada pós-Covid

Para mais informações, acesse a página da Revista Tempo do Mundo

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.