Democracia digital e impactos da Covid-19 são temas da nova edição do Bapi

A edição nº 25 do Boletim de Análise Político-Institucional aborda também indicadores da OEA para não discriminação de pessoas com deficiência

Democracia digital e pandemia de Covid-19 no Brasil são os temas centrais da nova edição do Boletim de Análise Político-Institucional (Bapi), apresentada nesta quinta-feira (25) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diferentemente das edições anteriores, em sua maioria dedicadas a um tópico específico, o Bapi nº 25 tem formato misto, em que parte dos 11 artigos compõe um dossiê temático sobre democracia digital e outro bloco trata de questões relacionadas aos impactos do novo coronavírus no país.

O dossiê sobre democracia digital, organizado pelo pesquisador do Ipea João Cláudio Basso Pompeu, conta com cinco artigos de autores do próprio Instituto, de universidades e de outras instituições, e traz reflexões sobre estudos empíricos e experiências práticas de democracia digital do governo federal. O tema está na agenda do Ipea desde 2019, quando começou o projeto “Democracia Digital: Mapeando o Debate e Articulando Experiências Nacionais e Internacionais” e ocorreu o seminário “Estado, Participação e Democracia Digital na Era dos Dados”, em Brasília.

Os estudos sobre democracia digital reunidos no boletim mapeiam e discutem a produção acadêmica brasileira, assim como aprofundam o olhar em temas como participação política, transparência digital, governo aberto e dados abertos e o uso da tecnologia da informação para o enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Os impactos da pandemia de Covid-19 também são abordados em outros cinco artigos da edição nº 25 do Bapi. Quatro deles abordam a relação entre políticas públicas e a pandemia, que marcou de forma decisiva o cenário sociopolítico brasileiro em 2020. São análises sobre os reflexos da pandemia nas eleições municipais, nas organizações da sociedade civil (OSC), no abastecimento de água nas favelas e na população em situação de rua. O quinto texto apresenta um estudo de caso sobre acesso à Justiça durante a pandemia no estado do Paraná.

A edição se encerra com um artigo que trata do processo de elaboração dos indicadores de monitoramento da Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas com Deficiência, da Organização dos Estados Americanos (OEA). Esse processo contou com participação ativa de pesquisadores do Ipea. “É importante mostrar que o Ipea também atua no assessoramento técnico ao governo federal. Nesse caso, o trabalho do Instituto teve repercussão internacional”, destacou o editor-chefe do Bapi, Igor Ferraz da Fonseca. Os indicadores revisados pelo Ipea são adotados atualmente pelos países-membros da OEA, signatários da convenção.

Acesse a íntegra do Bapi nº 25

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.