Webinar de lançamento da Tempo do Mundo debateu a relação China-América Latina

Seminário virtual marcou a apresentação da edição especial da revista do Ipea que trata de economia e relações internacionais

As relações comerciais entre a China e a América Latina foram tema do webinar realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na tarde desta quarta-feira (10), para lançamento da edição número 24 da Revista Tempo do Mundo (RTM), que reúne 15 artigos de especialistas em economia e relações internacionais do Brasil e de países da região. Haverá, no próximo dia 30, um segundo webinar com foco nessa edição da RTM, quando o Ipea vai reunir especialistas da Colômbia, Chile e México, autores de artigos na publicação.

Ao abrir o seminário virtual, o diretor de Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea, Ivan Tiago Machado Oliveira, afirmou que a RTM é “a conexão do Instituto com a academia”. Ele destacou o papel institucional do Ipea de assessoramento governamental e de qualificar o debate público, e o objetivo da publicação de ser referência no Brasil nas áreas de economia internacional e relações internacionais. Ao historiar as iniciativas do Ipea, o diretor lembrou do Fórum Acadêmico dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e a parceria com o Caitec, think tank chinês. “O Ipea vem realizando estudos e debates para entendimento mais aprofundado sobre a China, frente à agenda de assessoramento do governo em políticas públicas e tendo em vista a relevância chinesa atual no mundo”, assinalou.

A edição 24 da RTM teve a coordenação do professor da Universidade de Economia e Negócios Internacionais (Uibe) de Pequim, Liu Jia. Ele afirmou que a publicação “chega na hora certa” e que espera o lançamento da versão chinesa, para que acadêmicos daquele país conheçam mais essas realidades. “A China se tornou o principal parceiro comercial da América Latina, à medida que esses laços se aprofundam e cada vez mais academia e especialistas começam a prestar mais atenção uns aos outros”, disse Liu Jia, que dividiu a coordenação da RTM com o professor Cláudio Puty, da Universidade Federal do Pará (UFPA), debatedor no webinar.

Por sua vez, o editor da RTM e coordenador do evento, Pedro Silva Barros, pesquisador do Ipea, lembrou que a revista, reformulada em 2019, reúne três edições temáticas anuais e que a de número 24 encerrou a agenda da publicação em 2020. Para este ano, ele revelou que o Ipea já está produzindo as novas edições da RTM, enfocando o Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – com 13 artigos de especialistas brasileiros e de instituições multilaterais – das políticas públicas para o Brasil pós-Covid-19 e os desafios da Amazônia. 
Convidados para expor uma síntese de seus artigos na RTM, três autores brasileiros participaram do webinar. O professor Roberto Borghi, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), buscou interpretar as relações entre China, América Latina e África. Alexandre Barbosa, da Universidade de São Paulo (USP), explorou as diferenças dentro da América Latina frente à ascensão chinesa na economia da região. Por fim, Ana Teresa Marra Lopes de Sousa, da Universidade Federal do ABC (UFABC), abordou os acordos de swap cambial – de troca de moedas entre países em momentos de crise para evitar que ela se alastre – da China com Argentina, Brasil, Chile e Suriname.

Acesse a revista Tempo do Mundo nº 24

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.