Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
01/11/2013 16:54

Pesquisadores debatem se há escassez de engenheiros no Brasil

Três estudos do Ipea sobre o tema serão analisados em evento na próxima terça-feira, dia 5

Afinal, faltam engenheiros no mercado de trabalho brasileiro? A formação é suficiente? Qual é exatamente a demanda por esses profissionais no mercado formal? Estas e outras questões serão abordadas nesta terça-feira, dia 5 de novembro, às 14h, no debate “O Brasil enfrenta escassez de engenheiros?”. O evento é organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Observatório de Inovação e Competitividade da USP e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Realizado por videoconferência com especialistas em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Mogi das Cruzes e Califórnia, o debate será baseado no conteúdo de três Textos para Discussão do Ipea que estão em fase de editoração: Evolução da formação de engenheiros e profissionais técnico-científicos no Brasil entre 2000 e 2012, A demanda por engenheiros e profissionais afins no mercado de trabalho formal, e Uma proposta de sistematização do debate sobre falta de engenheiros no Brasil.

O evento terá a participação do presidente do Inep, Luiz Claudio Costa, da diretora de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Ipea, Fernanda De Negri, dos técnicos de Planejamento e Pesquisa Divonzir Gusso, Aguinaldo Nogueira Maciente, Paulo Meyer Nascimento e Bruno Cësar Araujo, de pesquisadores do Observatório da Inovação e Competitividade da USP, do professor de Educação e Economia da Universidade de Stanford Martin Carnoy, de representantes da ABDI e dos especialistas Roberto Lobo Silva Filho e Claudio Moura Castro.

Jornalistas em Brasília e em São Paulo poderão fazer perguntas aos pesquisadores após a realização do debate. Em Brasília, o evento será no auditório do Ipea (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Edifício BNDES/Ipea, 16º andar). Em São Paulo, o endereço é Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, nº 380, Butantã. Perguntas enviadas via e-mail ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) ou Twitter (@ipeaonline) também serão encaminhadas aos debatedores.

Confira a programação do evento 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação