Ipea lança edital para premiar os melhores artigos publicados em suas três revistas

Ipea lança edital para premiar os melhores artigos publicados em suas três revistas


Resultado da edição 2021 do Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea Roberto Campos será anunciado em dezembro

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou o edital da edição de 2021 do Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea Roberto Campos. Concorrem à premiação todos os autores de artigos publicados em 2020 nas três revistas do Ipea: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Planejamento e Políticas Públicas (PPP) e Tempo do Mundo (RTM). Os vencedores serão anunciados em dezembro deste ano.

Neste ano, pela primeira vez, artigos publicados na Revista Tempo do Mundo serão contemplados. A RTM é trilíngue, foi criada em 2009 e reúne ensaios sobre economia e política internacionais, em edições quadrimestrais. “A inclusão da Revista Tempo do Mundo na premiação coroa a qualidade das dezenas de artigos publicados a cada ano e sua contribuição para uma reflexão profunda sobre a inserção internacional do Brasil. Ao mesmo tempo, anima todo nosso corpo editorial a seguir aprimorando e fortalecendo a revista”, afirma Pedro Silva Barros, editor da RTM e pesquisador da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais.

A Revista PPE, por sua vez, é a mais antiga do Ipea: publicada desde 1971, tem periodicidade quadrimestral, com lançamentos em abril, agosto e dezembro. Seu objetivo é a difusão de estudos teóricos e empíricos sobre questões relacionadas à economia brasileira. A Revista PPP visa difundir o conhecimento em planejamento e políticas públicas, bem como fomentar o debate nesse campo. Criada pelo Ipea em 1989, ela é trimestral.

As comissões julgadoras do prêmio – compostas por integrantes dos comitês editoriais das publicações – vão eleger os dois artigos de maior pontuação em cada revista. Os autores dos seis trabalhos vencedores receberão um diploma, passagens e hospedagem para participarem da cerimônia de premiação. O edital estipula os seguintes critérios de avaliação: relevância da pesquisa para as políticas públicas e/ou planejamento da ação estatal; consistência metodológica e rigor técnico; originalidade e/ou novidade no desenvolvimento do tema; e contribuição para melhoria e modernização da gestão pública.

Roberto Campos

O prêmio homenageia Roberto Campos, economista, embaixador e ministro brasileiro falecido em 2001. Campos foi o idealizador do Ipea e um dos maiores pensadores do desenvolvimento econômico nacional na segunda metade do século 20. Um dos objetivos da premiação é incentivar a geração de conhecimento em planejamento e políticas públicas, fomentando o debate nesse campo e reforçando a missão do Ipea.

Acesse o edital do Prêmio

Saiba mais sobre a premiação


Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.