Ipea lança novo Boletim de Análise Político-Institucional em webinar internacional

Ipea lança novo Boletim de Análise Político-Institucional em webinar internacional


Edição especial trata de desafios atuais sobre planejamento governamental, além de orientações da OCDE sob o contexto da agenda 2030

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou, nesta terça-feira (8), a edição n º 27 do Boletim de Análise Político-Institucional (BAPI), durante webinar internacional. A publicação traz indicadores inéditos sobre os desafios atuais no processo de modernização do Planejamento Governamental, além de destacar orientações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) para o aperfeiçoamento de políticas públicas sob o contexto da agenda 2030.

Entre os estudos comentados durante a realização do webinar, os participantes citaram o artigo ‘Modernização do Planejamento Governamental e a Governança Necessária para o Centro de Governo’. A publicação foi produzida pelo pesquisador Jackson De Toni e conclui que o Brasil está caminhando para se tornar o 38º país-membro da OCDE. Porém, o estudo aponta a necessidade de promover avanços estruturais e boas práticas em planejamento e governança pública.

O debate do webinar contou com a participação diretor do Departamento Econômico da OCDE, Luiz de Mello, que destacou a importância estratégica em promover análises sobre políticas orçamentárias na agenda de planejamento governamental. “Esse é um desafio recorrente aos países desenvolvidos e que também se aplica ao Brasil. A análise permanente, por exemplo, das receitas e despesas nos gastos públicos permite desenvolver políticas consistentes no longo prazo para o desenvolvimento econômico e social”, observou.

A abertura do webinar foi conduzida pelo diretor da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) em Brasília, Carlo Mussi, que tratou da parceria permanente com o Ipea na elaboração de estudos sobre planejamento estratégico de governo. “Cada vez mais observa-se a necessidade de adaptar e modernizar o planejamento governamental atendendo as demandas de desafios atuais. A Cepal tem dado a sua contribuição nesse processo juntamente com o Ipea para a formação de uma agenda com boas práticas”, afirmou.

A organização e edição dos estudos publicados no boletim foi realizada pela pesquisadora Sheila Cristina Tolentino Barbosa em parceria com o pesquisador do Ipea Leandro Freitas Couto, que também é autor do artigo ‘Faces e Funções: o (des)uso do PPA a partir de suas funcionalidades e a instabilidade orçamentária’. O estudo destaca limitações que os planos plurianuais têm demonstrado no cumprimento de seu mandato constitucional e ao ocupar o seu devido espaço no sistema de planejamento e orçamento. “O caráter diverso e plural desta edição do Bapi apresenta importantes contribuições no campo de pesquisa sobre planejamento governamental e a construção de novas agendas de trabalho”, afirmou Leandro durante o webinar.

O ciclo de debates sobre modernização do Planejamento Governamental também prevê o lançamento da edição n º 28 do Boletim de Análise Político-Institucional (BAPI). O webinar de lançamento da publicação deverá ocorrer nas próximas semanas. A inscrição para participar será divulgada no portal de notícias do Ipea e o evento também será aberto ao público e com transmissão no canal do Ipea no Youtube.

Assista a íntegra do webinar

Acesse a edição 27 do BAPI

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.