Facebook Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
07/05/2013 14:21

Ranking traz radiografia do empreendedorismo nos municípios

Estudo com base no Censo foi apresentado nesta terça-feira, 7, junto com o Boletim Radar nº 25

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Secretaria de Assuntos Estratégicos lançaram nesta terça feira, 7, junto com o Boletim Radar nº 25, o Ranking Municipal do Empreendedorismo no Brasil. Por meio dele, é possível observar a taxa de empreendedorismo nos municípios brasileiros, o tempo médio de estudo do empreendedor, seu lucro médio (por mês) e as horas trabalhadas.

Os dados, com base no Censo, foram apresentados na sede do Ipea pelo presidente do Instituto e ministro-chefe interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri. “Faço o convite para que vocês acessem os estudos (Boletim Radar nº 25 e Vozes da Classe Média) e apresento também algo feito depois do estudo do Radar, este ranking municipal do empreendedorismo”, afirmou. “No estado de São Paulo, por exemplo, Ilha Comprida é o município com a maior taxa de empreendedorismo.”

O ranking mostra que a maior taxa de empreendedorismo está no Pará, e capital do empreendedorismo é Belém. No extremo oposto do país, encontra-se o município com a maior taxa nacional: Passa Sete, no Rio Grande do Sul. Dos 5.565 municípios, o maior lucro médio foi observado em Buritinópolis (GO).

Neri abriu o evento de lançamento do Radar nº 25. Segundo ele, houve uma preocupação inicial com a queda do empreendedorismo observada recentemente no Brasil. “Mas, depois, notamos que trata-se de uma queda do empreendedorismo de subsistência. Muitos optaram por ser empregado com carteira. Houve no Brasil emprego forte do emprego formal, cujas causas ainda não estão claras”, explicou.

O presidente do Ipea complementou que o grande desafio do empreendedor é a falta de mercado e ressaltou que os empreendedores que mais cresceram foram mulheres, negros, moradores das periferias, das cidades nordestinas e de baixa escolaridade.

Clique aqui para acessar o "Ranking Municipal do Empreendedorismo"

Leia o boletim "Radar: tecnologia, produção e comércio exterior nº 25"

Vídeo: íntegra da apresentação do boletim Radar nº 25

Veja mais: MEI formalizou 2,7 milhões de empresas em 3 anos

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada


Política de Privacidade
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação