Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
20/03/2013 12:56

Política condicional de crédito diminui desmatamento
 
Estudo aponta que 2,7 km² da Floresta Amazônica foram preservados nos últimos anos
 
A mudança na política de concessão de crédito contribuiu com a redução do desmatamento da Floresta Amazônica nos últimos anos. Foi o que apontou o pesquisador do Climate Policy Initiative Rio de Janeiro (CPI-RIO) Romero Rocha, nesta quarta-feira, 20, no Ipea no Rio de Janeiro. O estudo foi apresentado durante o seminário O crédito afeta o desmatamento? Evidências de uma política de crédito rural na Amazônia brasileira.

As estimativas mostram que, após restrições legais estabelecidas em 2008, houve uma redução rural de crédito em médios e grandes empréstimos. Segundo o trabalho, os municípios mais afetados pela redução na concessão de crédito também foram os que apresentaram quedas mais significativas no desmatamento.

No período entre 2008 e 2011, devido à mudança na política de créditos, aproximadamente R$ 2.9 bilhões deixaram de ser emprestados a investidores rurais. O estudo calcula que, no mesmo período, a resolução tenha evitado o desmatamento em 2,7 km² na Floresta Amazônica.
 
A concessão de crédito para produção rural tornou-se restrita nos últimos anos. Em 2008, o Conselho Monetário Nacional (CMN) criou a Resolução 3545, uma medida que condiciona a concessão de crédito rural na Floresta Amazônica. A Resolução instituiu a necessidade de adequações legais e restrições ambientais para a obtenção de crédito. O trabalho baseia-se nessa mudança de política para investigar o relacionamento entre crédito e desmatamento.
 
“Após a criação da Resolução 3545, foi observada uma redução no desmatamento, principalmente nos municípios onde a pecuária é a principal atividade econômica. Nós consideramos positivo o impacto do crédito sobre o desmatamento no Brasil”, explicou Rocha, sobre a redução do desmatamento. O pesquisador acredita que o crédito condicional rural pode ser um instrumento político eficiente no combate ao desmatamento.

Confira a versão inglês do estudo - O crédito afeta o desmatamento? Evidências de uma política de crédito rural na Amazônia brasileira (Does Credit Affet Deflorestation? Evidence from a Rural Credit Policy in the Brazilian Amazon)

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação