Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud

Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais - Dinte

À Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) compete a promoção e a realização de estudos, pesquisas e demais ações necessárias ao cumprimento da missão institucional do Ipea em questões pertinentes às áreas de acompanhamento e análise conjuntural dos fluxos de comércio e de capitais internacionais, à lógica de operação das corporações transnacionais, à dinâmica das cadeias produtivas globais, às instituições multilaterais, à integração regional, à cooperação para o desenvolvimento socioeconômico, à segurança energética e territorial, à condução da política externa, bem como ao acompanhamento dos acordos de cooperação e intercâmbio com órgãos e entidades públicas ou privadas internacionais de planejamento e pesquisa.

Diretor

Ivan Oliveira
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Doutor e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Estudos Contemporâneos da América Latina pela Universidad Complutense de Madrid (UCM). Graduado em Economia pela UFBA. É pesquisador do Ipea desde maio de 2009. Foi assessor especial – chefe do Núcleo Econômico da Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex) de agosto de 2016 a agosto 2017. Foi também pesquisador visitante na Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD) em 2010. É autor do livro "A política comercial externa brasileira: uma análise de seus determinantes", publicado em 2013 pela Editora Saraiva (São Paulo, Brasil). Além disso, organizou diversos outros livros, publicados pelo Ipea sobre temas de comércio internacional, investimentos e análise de política comercial.

 

Diretor-adjunto

José Eduardo Malta de Sá Brandão
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e Bacharel em Estatística pela Universidade de Brasília (1990). Ocupou cargos de gerente de Infraestrutura de Rede, Gestor de Segurança da Informação e Coordenador de Estudos Internacionais Cooperação do IPEA. É o atual diretor nacional do programa IPEA-CEPAL. Trabalha com pesquisas em segurança cibernética, defesa cibernética e cooperação para o desenvolvimento sustentável.

 


Coordenadores:

Coordenador de Estudos em Relações Econômicas Internacionais (CORIN)
Fernando José da Silva Paiva Ribeiro
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e graduado em Economia pela mesma universidade. Foi economista-chefe da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) e é professor licenciado da PUC-RJ.

Coordenador de Intercâmbio e Cooperação Internacional (COINT)
Renato Coelho Baumann das Neves
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Doutor em Economia (Oxford University), professor aposentado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília, Diretor (1995-2010) do Escritório da CEPAL no Brasil, Assessor da Vice-Presidência do Banco Mundial (2010), Secretário Adjunto de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento (2016-2018), Subsecretário de Investimentos da CAMEX, Ministério da Economia (2019), Técnico do IPEA desde 1975, Diretor da Área Internacional do IPEA (1987-1988 e 2014-2015), editor das revistas Planejamento e Políticas Públicas (1987-1988) e Tempo do Mundo (2014-2015).

Coordenador de Estudos em Instituições e Governança Internacional (COGIN)
Luis Felipe Giesteira
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Bacharel e Mestre em Economia pela UFRGS, Doutor em Economia pela Unicamp (2010). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 1997, foi assessor econômico nos Ministérios da Indústria e Comércio Exterior, Fazenda e Defesa, e diretor de economia e infraestrutura do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social na Casa Civil. Tem por especialidade acadêmica a Economia da Inovação Tecnológica, em particular na área de Defesa.


Chefe da Divisão de Intercâmbio e Assessoramento Internacional (DVINT)
Bernardo Figueiredo Silva
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Formado em Engenharia de Telecomunicações (UFF), com Especialização em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública (FGV). Exerceu cargos de Logística Pública no Ipea entre 2008 e 2013. Foi coordenador de Serviços Corporativos e de Apoio à Pesquisa de 2013 a 2017 realizando atividades relacionadas à área de bolsas, parcerias institucionais, serviços corporativos e de engenharia e um dos coordenadores da implantação do sistema SEI no Ipea. É o atual coordenador do programa IPEA-CEPAL.

FALE COM A DINTE  

Ipea - Brasília SBS - Quadra 1 - Bloco J - Ed. BNDES - 8º andar
70076-900 - Brasília - DF – Brasil
(61) 2026-5338

Ipea - Rio de Janeiro Av. Presidente Antônio Carlos, 51
20020-010 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
(21) 3515-8680

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação