Política Externa

 

TituloResumo do estudo
Relacionamento externo do Mercosul: fundamentos históricos, dilemas contemporâneos e perspectivas futuras Esta Nota Técnica tem como objeto analisar o cenário atual do relacionamento externo do Mercado Comum do Sul (Mercosul), a partir dos seus fundamentos normativos e institucionais, bem como das perspectivas futuras, especialmente considerando o posicionamento recente individual de cada um de seus membros a respeito da projeção internacional do bloco. Busca-se, portanto, trazer luz sobre as possibilidades e eventuais contradições existentes no posicionamento de cada país em relação às negociações de acordos de preferência comercial, individualmente ou em conjunto, no âmbito do bloco mercosulino
Mercosul, BRICS, OCDE: opções complementares ou não compatíveis? A tradição diplomática brasileira é predominantemente pacífica, com ênfase no cumprimento estrito dos princípios acordados no âmbito multilateral e com o país adotando – exceto em períodos específicos – uma postura de boas relações com os demais países. Em que pese essa postura essencialmente globalizante, desde a década de 1990, o país passou a tornar mais explícitas algumas opções de alinhamento econômico, que se somam à sua participação tradicional na Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), que data da década de 1960.
Relacionamento Externo do Mercosul: Fundamentos Históricos, Dilemas Contemporâneos e Perspectivas Futuras O artigo aborda a evolução dos acordos celebrados pelo Mercado Comum do Sul (Mercosul) e o amadurecimento das regras intrabloco negociadas por seus membros. A partir disso, o estudo foca na regra aplicável à possibilidade de negociação de acordos extrabloco pelos membros do Mercosul e em como cada país vem seguindo essa normativa, finalizando com uma análise das possibilidades e perspectivas que o atual governo brasileiro deve enfrentar em sua política negociadora individual e no âmbito do Mercosul.
Brasil-venezuela: Evolução das Relações Bilaterais e Implicações da Crise Venezuelana para a Inserção Regional Brasileira (1999-2021) Este Texto para Discussão aborda o histórico e a dinâmica recente das relações entre Brasil e Venezuela a partir das dimensões político-diplomáticas, econômico-comerciais e de segurança e defesa. O estudo analisa décadas de avanços e retrocessos nos entendimentos bilaterais entre ambos os países, até os mais recentes desdobramentos da crise venezuelana e seus impactos na governança da América do Sul. Nos últimos vinte anos, as relações econômicas entre Brasil e Venezuela foram estruturadas em torno do comércio bilateral bastante superavitário ao Brasil, do financiamento à exportação de bens e serviços de engenharia, dos investimentos em infraestrutura e da parceria energética entre os dois países. Também abordam-se as excepcionalidades dos estados fronteiriços de Roraima e Amazonas nas relações bilaterais, a utilização de instrumentos financeiros de facilitação dos intercâmbios comerciais na região, os impactos geoeconômicos no comércio bilateral em função das sanções econômicas sofridas pela Venezuela, a recente migração de venezuelanos para o Brasil, entre outros temas estratégicos como a cooperação militar entre Brasil e Venezuela, a arquitetura regional de segurança e defesa, o papel central da integração regional nas relações multilaterais e o potencial de cooperação energética.
Política Externa Brasileira Em Debate: Dimensões e Estratégias de Inserção Internacional no Pós-crise de 2008 Apresenta um panorama abrangente e plural da política externa brasileira, que incorpora diferentes percepções sobre sua trajetória no período posterior à crise econômica internacional de 2008. Como resultado, a trajetória de inserção internacional do Brasil no pós-crise é avaliada de modo abrangente, com uma pluralidade de perspectivas e questões abordadas em capítulos que dialogam entre si ao longo do livro. Por vezes convergem, ou se distanciam, mas sempre se complementam no esforço de oferecer uma leitura clara e consistente acerca dos desafios e das oportunidades que se colocam à política externa do país, a partir das lições de sua experiência recente.
O Brasil e a segurança no seu entorno estratégico: América do Sul e Atlântico Sul Este livro reúne trabalhos de acadêmicos e militares, brasileiros e estrangeiros, voltados para uma discussão de questões relacionadas a espaços do entorno estratégico brasileiro. É fruto do projeto O Papel da Defesa na Inserção Internacional Brasileira, coordenado pelo Ipea, que tem como objetivo contribuir com o debate sobre as políticas públicas na área da defesa nacional. O conteúdo está organizado em dez capítulos distribuídos em duas partes. A primeira parte aborda algumas das principais dinâmicas securitárias da América do Sul, dividindo-se em duas subpartes, que analisam questões relativas, respectivamente, à defesa nacional e aos desafios para o enfrentamento da criminalidade organizada transnacional. A segunda parte tem como objeto o Atlântico Sul, buscando contribuir para o debate acerca dos interesses brasileiros neste espaço, bem como a respeito de como o país pode cooperar para a manutenção de sua estabilidade. O objetivo geral consiste em ampliar a compreensão sobre alguns dos principais processos presentes no entorno estratégico brasileiro.