Comércio Internacional

Ipea, Nações Unidas e ABC realizam seminário sobre cooperação entre países em desenvolvimento

Especialistas de mais de 20 países e organismos internacionais discutem nova metodologia para medir a Cooperação entre países do sul global

Helio Montferre/Ipea

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realiza o primeiro evento Internacional com Especialistas em Metodologia de Quantificação da Cooperação Sul-Sul nos dias 11, 12 e 13 de julho em Brasília. Estão presentes no encontro representantes do Ipea, Organização das Nações Unidas (ONU), da Agencia Brasileira de Cooperação (ABC) e de mais de 20 países e organismos internacionais.

O seminário apresenta o trabalho desenvolvido em conjunto entre a ONU, Ipea, ABC, IBGE e a Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Amexcid), para definição de uma metodologia internacional e padronizada para a medição da colaboração entre os países em desenvolvimento, também conhecido como cooperação Sul-Sul. Para José Eduardo Brandão, diretor adjunto da Diretoria de Assuntos Internacionais do Ipea e um dos organizadores do evento, “essa metodologia de medição é inédita e há muitos anos os países discutem a possibilidade de criação desse indicador unificado”, explica Brandão.

O seminário visa disseminar o conhecimento e definir como padrão o indicador que mede a cooperação entre os países. “A Metodologia está pronta para ser implementada, aqui estão os países voluntários desse projeto piloto”, defende o especialista do Ipea. O evento marca o começo da metodologia como padrão para a quantificação da Cooperação, que tem como foco a agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O encontro faz parte do projeto de desenvolvimento da ONU e servirá de base para as próximas atividades. A ideia é compartilhar experiências entre os países interessados e convidar a testar e validar a ferramenta. A metodologia que vai medir a cooperação Sul-Sul, que foi desenvolvida graças ao esforço conjunto dos países envolvidos no projetos e busca aprimorar os acordos, com as necessidades de cada país. A reunião abre caminho para a preparação de solução e orientações para todos os países participantes da cooperação Sul-Sul.

Comunicação - Ipea
(21) 3515-8704 / 3515-8578
(61) 2026-5501 / 99427-4553
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.