Administração Pública. Governo. Estado

Pesquisadores do Ipea destacam a relevância do trabalho de Solon Vianna e Beth Barros

País perdeu dois nomes de referência nas áreas de economia da saúde e reforma sanitária

CGOM/Ipea

Falecido no domingo, 14 de maio, o ex-pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Solon Magalhães Vianna deixou uma extensa produção acadêmica nas áreas de política, gestão e economia da saúde. Junto a profissionais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), da Faculdade de Saúde Pública de São Paulo, entre outras instituições, Vianna participou da criação da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES), em 1989, tendo sido seu primeiro presidente.

Além do Ipea, o pesquisador trabalhou na Secretaria de Saúde do Distrito Federal, na Fundação Hospitalar do DF e no Ministério do Planejamento. Graduado em odontologia pela Universidade do Brasil (atual UFRJ), com pós-graduação em saúde pública, foi livre docente pela Universidade Federal de Goiás e pelo Instituto de Patologia Tropical. Atuou como consultor para instituições nacionais e internacionais como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Saúde e agências do Sistema das Nações Unidas (Banco Mundial, Pnud, Unicef, Unesco e Cepal).

“Solon era o grande parceiro de pesquisa de Sérgio Piola e sócio-fundador da ABrES. Atuava por meio das parcerias com o Ipea e sempre foi muito aberto ao ensino e ao diálogo”, afirmou a presidenta do Ipea, Luciana Servo. Piola, pesquisador aposentado do Instituto, trabalhou com Vianna entre 1975 e 1993. Eles entraram juntos no Ipea quando foi formada uma área específica da saúde, da qual também participavam nomes como Anna Peliano e Maria Elizabeth Diniz Barros (Beth Barros).

Piola destaca dois trabalhos que tiveram a liderança de Vianna: o livro Economia da Saúde: conceitos e contribuição para a gestão da saúde e o texto para discussão A Política de Saúde na Nova República: subsídios para sua formulação “O Solon sempre esteve à frente do seu tempo na maneira de entender, analisar e contribuir com as políticas públicas de saúde. Trabalhar com ele no Ipea foi um grande aprendizado. A experiência profissional foi excelente, haja vista os inúmeros trabalhos de pesquisa que compartilhamos. Mas a experiência mais rica foi a amizade que se consolidou e ter convivido, por muitos anos, com uma pessoa ética, coerente e serena”, disse Piola.

Beth Barros, outra renomada pesquisadora da área de saúde no Ipea, faleceu em janeiro de 2022, em Brasília. Foi socióloga pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e atuou na direção de planejamento do Ministério da Saúde. Teve participação relevante na 8ª Conferência Nacional de Saúde, onde colaborou para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS), atuando junto aos gestores no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e no Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

“Beth Barros e Solon eram decanos do Ipea quando eu comecei na área de saúde da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc). Beth era aguerrida. Já aposentada quando entrei no Instituto, mas muito disposta a debater, dialogar e ensinar. Ambos eram defensores do SUS e apaixonados pelo Ipea. Marcaram a história da nossa instituição com suas importantes contribuições e trabalhos. Marcaram a minha história e trajetória na área de saúde. Seus ensinamentos seguem comigo”, afirmou Luciana Servo.

“A Beth Barros foi muito importante, principalmente por sua atuação ativa no Movimento da Reforma Sanitária, pelo trabalho em órgãos como Abrasco, Abres e Cebes. E ainda pela passagem pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde”, acrescentou Piola. Entre os estudos de Barros, registram-se, entre outros, Política de Saúde no Brasil: diagnóstico e perspectivas e SIPS Saúde: percepção social sobre a saúde no Brasil.

Em 29 de março de 2019, a Disoc homenageou pesquisadores aposentados da área de saúde do Ipea, entre eles Vianna e Barros. A celebração ao talento dos pesquisadores ocorreu no encerramento do seminário Gestão da Informação em Saúde: contribuições da Bireme e do Ipea ao processo decisório de políticas e programas de saúde.

230516 banner mosaico

Comunicação - Ipea
(61) 2026-5501 / 99427-4553
(21) 3515-8704 / 3515-8578
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.