Administração Pública. Governo. Estado

Nova edição da revista PPP explora temas inéditos sobre políticas públicas

Número 62 da publicação do Ipea traz sete artigos assinados por 22 acadêmicos e pesquisadores

Helio Montferre/Ipea

A nova edição da revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP), publicada nesta quinta-feira (17/11) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), reúne sete estudos assinados por 22 autores. Um dos artigos em destaque, “Poder do Voto como Fator Determinante na Distribuição de Recursos Estaduais para os Municípios Cearenses”, analisa como as transferências voluntárias estaduais são distribuídas de forma a privilegiar municípios que trazem um maior percentual de votos ao governo estadual no processo eleitoral. O estudo mostra que os municípios responsáveis por uma maior quantidade de votos ao governo do Ceará são exatamente aqueles que recebem mais recursos de transferências voluntárias.

Outro artigo, “Determinantes Socioeconômicos do Suicídio nos Estados Brasileiros: Análise de Dados em Painel de 2010 a 2015”, investiga os fatores socioeconômicos que influenciam a taxa de suicídio no Brasil. Essa pesquisa, de natureza quantitativa, investiga as variáveis socioeconômicas que podem influenciar a ocorrência do suicídio no Brasil, para uma amostra de dados em painel, entre 2010 e 2015, evidenciando efeitos a depender do sexo.

Já o artigo “Redução de Custos de Transportes sobre a Produção de Soja: Uma Aplicação de Equilíbrio Geral Computável para as Grandes Regiões Brasileiras” buscou identificar o efeito do custo de transporte sobre a produção dessa oleaginosa. Para isso, foram simulados uma melhoria no sistema de transportes do setor de soja e os impactos nos principais blocos comerciais. Os resultados apresentaram efeitos distintos no setor do grão de soja e nos indicadores econômicos para cada região. As regiões Sul e Centro-Oeste concentraram ganhos de produção e exportação do grão. Uma redução no custo do transporte geraria melhores resultados ao Brasil. O estudo inovou ao considerar a desigualdade entre as regiões.

A nova edição da revista PPP se completa com mais quatro artigos que versam sobre gastos públicos, pobreza, educação e tecnologia. São eles: “Comportamento dos Gastos Públicos no Período de 2002 a 2017: Uma Análise com Painel Dinâmico”, “Convergência e Determinantes da Variação da Proporção de Pobreza no Brasil: Especificidades do Período 2002-2014”, “Revisando o Desenvolvimento em Educação dos Municípios Brasileiros: Uma Nova Proposta de Mensuração” e “Tecnologia da Informação, Instituições e Desenvolvimento Local: O Caso do Porto Digital-Recife”.

A revista tem como editor Mário Jorge Mendonça e como coeditor Márcio Bruno Ribeiro, ambos pesquisadores da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Ipea. Mendonça assinala, na apresentação da revista, que o foco da PPP nº 62 é a publicação de artigos científicos inéditos sobre temas nacionais com contribuição original, teórica ou empírica, relacionada à economia do setor público. Os artigos são embasados fortemente na teoria econômica e metodologia mais recente para avaliação de políticas públicas e programas sociais. 

Acesse a íntegra da PPP nº 62

Coordenação-Geral de Imprensa e Comunicação Social 
61 2026-5136 / 5240 / 5191
61 99427-4553
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.