Publicação Preliminar - 2021 - Outubro

 

210212 banner topo publicaoes preliminar

Publicação Preliminar - 2021 - Outubro

Integração Econômica Bilateral Argentina-Brasil: reconstruindo pontes

Autores(as): Pedro Silva Barros, Fernando J. Ribeiro, André Pineli, Luciano Wexell Severo, Corival Alves do Carmo, Julia de Souza Borba Gonçalves e Helitton Christoffer Carneiro

icon pdf Acesse o PDF (1 MB)        

Brasil e Argentina estiveram mais próximos nos últimos 30 anos do que em qualquer outro período. Na presente Nota Técnica Preliminar, são analisados o histórico das relações bilaterais; a superação das rivalidades e o fortalecimento da cooperação bilateral através de acordos, tratados e diálogos políticos; a evolução das relações comerciais a partir de 1990; o fortalecimento da diplomacia presidencial; e a criação de novos instrumentos facilitadores do comércio regional.

Avaliam-se os impactos da redução da Tarifa Externa Comum (TEC) sobre as principais variáveis macroeconômicas e setoriais das economias brasileira e argentina, e sobre o comércio bilateral através da elaboração de cenários de redução em 20%, 50% e 100%. A conclusão é que a redução da TEC aumentaria a especialização da produção de ambos os países em commodities agrícolas e minerais, e prejudicaria diversos setores, especialmente a indústria de transformação.

Outros pontos relevantes do estudo são as fontes de financiamento, as relações de Investimento Direto Externo entre Brasil e Argentina, a aproximação entre Mercosul-Aliança do Pacífico, e o impulso à integração regional através do Corredor Rodoviário Bioceânico - o projeto de integração da estrutura física que conectará os portos do Atlântico e do Pacífico.

Palavras-chave: Relações Argentina-Brasil; Integração econômica; Mercosul; TEC.