Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
06/09/2011 16:47

Ipea divulga estudo sobre a inclusão digital

O 15º Boletim Radar propõe políticas para o setor de telecomunicações

Foto: Sidney Murrieta

Boletim Radar traz avaliação do setor de telecomunicação

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou na manhã desta segunda-feira, 5 de setembro, em Brasília, o 15º Boletim Radar - Tecnologia, Produção e Comércio Exterior, que reúne estudos sobre a inclusão digital no país. Produzida pela Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset), a publicação foi apresentada em coletiva transmitida ao vivo pelo portal do Instituto.

Coordenador de Estudos de Economia da Informação e Serviços da Diset, Luís Cláudio Kubota, fez o resumo dos sete artigos desta edição. Ele destacou que cada texto traz recomendações de políticas públicas, contendo visões complementares com base na análise dos respectivos autores.

Ainda fizeram parte da mesa o diretor da Diset, Carlos Eduardo Fernandez da Silveira, o assessor da presidência da Telebrás, Fabrício Limoeiro, e o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, César Alvarez, que teceu considerações sobre as políticas públicas voltadas ao setor.

Para Alvarez, os desafios nessa área são os mais diversos: “O primeiro deles é fazer chegar aos distintos municípios rede de qualidade, nos valendo de todas as articulações – público e privado, pequenos consumidores de telecomunicação, prestadores de serviço, municípios que possam consorciar-se e associar-se à Telebrás, e/ou estimular o operador privado de banda no atacado a levar mais redes”.

No que diz respeito aos temas dos conteúdos e das sensibilizações nos distintos setores da população, que ainda vêem a integração com computadores e tablets como alguma coisa distante do seu dia-a-dia, Cezar Alvarez ressaltou que é necessário ter uma política que faça com que as pessoas possam vencer suas barreiras materiais e até culturais, e usufruam das telecomunicações, que é um direito de todos.

O boletim
No primeiro artigo, o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Rodrigo Abdalla avalia aspectos sociais, regionais e econômicos que podem impactar as metas definidas no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), apresentando propostas de políticas públicas acelerar a inclusão digital no país. O segundo estudo, de autoria dos pesquisadores João Maria de Oliveira e Carolina Teixeira Ribeiro, faz uma avaliação dos impactos do Projeto de Lei da Câmara n° 116, de 2010 – recém-aprovado no Senado Federal –, que regula o serviço de TV por assinatura.

O texto de Carlos Manuel Baigorri, Thiago Cardoso Henriques Botelho e Alexandre Lauri Henriksen, da Anatel, analisa os impactos da liberação de outorgas de TV a cabo sobre o mercado de banda larga no Brasil. Em outro artigo, Rodrigo Abdalla, em parceria com Carlos Roberto Paiva da Silva, discute a conveniência ou não de se desenvolver e lançar um satélite de telecomunicações para acelerar a inclusão digital e atender demandas estratégicas, abrangendo áreas não contempladas no PNBL.

Paulo Augusto Meyer M. Nascimento e Rodrigo Abdalla analisam ainda se o setor de telecomunicações é relativamente mais intensivo em pessoal técnico-científico do que a média da economia nacional. Os autores também examinam se há dados que indicariam que o setor esteja encontrando dificuldades em recrutar e em manter profissionais de carreiras técnico-científicas.

Em um trabalho sobre segurança da informação, Samuel César da Cruz Júnior e Igor Siqueira Cortez buscam, a partir de dados de pesquisas do Comitê Gestor de Internet (CGI), investigar se usuários individuais e empresas estão atentos para os fundamentos básicos de uma navegação segura. Por fim, a Nathalia Lobo, especialista em Regulação da Anatel, avalia os efeitos cruzados entre os mercados de telefonia móvel e fixa no Brasil.

Leia a íntegra do Boletim Radar nº 15

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação