Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Emprego. Trabalho

Notícias temáticas

Notícias

Municípios mais atingidos pelas enchentes no RS tiveram entre 84% e 92% dos empregos afetados

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Uma estimativa inédita divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira (3) revela que, nos muni...

03/07/2024

Tags: emprego formal Rio Grande do Sul enchente inundação estabelecimento Porto Alegre

Notícias

Mercado de trabalho brasileiro registra queda na taxa de desocupação para 6,8% em abril

Helio Montferre/Ipea


O mercado de trabalho no brasileiro tem mostrado um desempenho positivo, com a aceleração no crescimento da p...

21/06/2024

Tags: emprego formal Rio Grande do Sul enchente inundação estabelecimento Porto Alegre Novo Caged PNAD Contínua Mercado de trabalho Desemprego

Notícias

Estudo revela precarização das condições de trabalho de motoristas e entregadores por aplicativos

O processo de adesão de motoristas de automóveis no setor de passageiros ao trabalho mediado por aplicativos resultou em jornadas de trabalho mais longas, menor contribuição previdenciária e forte queda da renda média destes trabalhadores. E...

21/05/2024

Tags: emprego formal Rio Grande do Sul enchente inundação estabelecimento Porto Alegre Novo Caged PNAD Contínua Mercado de trabalho Desemprego emprego massa salarial Rendimentos do trabalho trabalho recuperação econômica desigualdade salarial PNAD renda Plataforma Aplicativo jornada de trabalho motorista entregador motoboy

Projetos e estatísticas

Atlas do Estado Brasileiro

Atlas do Estado Brasileiro

O Atlas do Estado Brasileiro é uma plataforma de dados integrados sobre o funcionalismo público, em seus três níveis federativos – federal, estadual e municipal – e dos três Poderes. Além do trabalho de integrar dados, o propósito da plataforma é detalhar, analisar e disponibilizar as informações, de forma estruturada, ao público interessado.O Atlas do Estado Brasileiro é uma plataforma de dados integrados sobre o funcionalismo público, em seus três níveis federativos – federal, estadual e municipal – e dos três Poderes. Além do trabalho de integrar dados, o propósito da plataforma é detalhar, analisar e disponibilizar as informações, de forma estruturada, ao público interessado.

CONHEÇA
Acesso a Oportunidades

Acesso a Oportunidades

O projeto Acesso a Oportunidades traz estimativas de acesso a postos de emprego, saúde e educação por modo de transporte para as maiores cidades do Brasil. A pesquisa utiliza diferentes indicadores para estimar as condições de acessibilidade urbana desagregadas por grupos socioeconômicos e em alta resolução espacial. Todas as publicações, dados e códigos do projeto estão disponíveis neste site.O projeto Acesso a Oportunidades traz estimativas de acesso a postos de emprego, saúde e educação por modo de transporte para as maiores cidades do Brasil. A pesquisa utiliza diferentes indicadores para estimar as condições de acessibilidade urbana desagregadas por grupos socioeconômicos e em alta resolução espacial. Todas as publicações, dados e códigos do projeto estão disponíveis neste site.

CONHEÇA
Carta de Conjuntura

Carta de Conjuntura

A Carta de Conjuntura é um blog e um boletim trimestral produzidos pela Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, com indicadores e notas de conjuntura que apresentam análises amplas e diversificadas sobre o desempenho recente da economia brasileira e projeções para os próximos meses e anos.A Carta de Conjuntura é um blog e um boletim trimestral produzidos pela Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, com indicadores e notas de conjuntura que apresentam análises amplas e diversificadas sobre o desempenho recente da economia brasileira e projeções para os próximos meses e anos.

CONHEÇA
Ipeadata

Ipeadata

O Ipeadata é uma base de dados macroeconômicos, financeiros e regionais do Brasil mantida pelo Ipea. Com acesso gratuito, oferece também catálogo de séries e fontes, dicionário de conceitos econômicos, histórico das alterações da moeda nacional e dicas sobre métodos e fontes utilizadas.

CONHEÇA
Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça

Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça

O projeto visa disponibilizar informações sobre a situação de mulheres, homens, negros e brancos no Brasil. Para tanto, apresenta indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, sobre diferentes campos da vida social, de forma a oferecer um panorama atual das desigualdades de gênero e raça no país e suas interseccionalidades.O projeto visa disponibilizar informações sobre a situação de mulheres, homens, negros e brancos no Brasil. Para tanto, apresenta indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, sobre diferentes campos da vida social, de forma a oferecer um panorama atual das desigualdades de gênero e raça no país e suas interseccionalidades.

CONHEÇA


Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com